Poço artesiano resolve falta de água no Mercado da Produção

Redação 15/10/2021 às 08:00
Poço artesiano resolve falta de água no Mercado da Produção

O poço artesiano de água do Mercado da Produção, localizado no bairro da Levada, foi reativado. Após anos de espera, o poço já se encontra em uso e atua, principalmente para resolver uma antiga queixa dos comerciantes sobre a falta de água, em especial para higienização do Mercado. Com a obra, no valor total de R$ 16.500,00, os gastos para o Município com o fornecimento de água para o espaço serão reduzidos em cerca de 50% ao mês ou R$ 367.500,00 por ano.

Segundo o secretário da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), o objetivo da obra é garantir mais sustentabilidade, tanto financeira como ambiental. O poço tubular profundo e vertical é feito no solo para fins de extração de água, que jorra naturalmente.

“O poço trará uma boa redução na utilização de água. Além dos gastos normais, o Mercado tem que ser limpo diariamente e isso requer um grande consumo”, explicou Carlos Ronalsa.

Carlos Ronalsa, secretário da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária. Foto: Secom Maceió

“A chegada do poço será uma economia que retornará em reformas e melhorias em outras questões do Mercado e da cidade”, completou o secretário.

Para melhorar e facilitar a lavagem diária, pontos de água serão instalados em locais específicos, em cada uma das alas (A, B e C), bem como nas áreas externas, pontos mais necessitados. A empresa responsável pela execução da obra também é encarregada de acompanhar a revisão do poço de seis em seis meses.

Lenilda Coca é marisqueira no Mercado. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Lenilda Coca trabalha no Mercado e conta que a construção do poço é uma grande melhoria para o local, pois vai atender a necessidade dos comerciantes, ajudando a atrair mais clientes. “Quanto mais limpo o Mercado estiver, mais clientes aparecem. Achei maravilhosa essa iniciativa, porque agora não vai faltar água por aqui. Esperamos muito por essa ajuda e, agora, finalmente ela chegou”, disse Lenilda, que é marisqueira há mais de 20 anos.

Na culinária, frutos do mar e mariscos rendem boas receitas, mas, para isso, é necessário que estejam devidamente limpos. Edinaldo Damasceno é vendedor de camarão, e frisa a importância da água para seu trabalho prosseguir. “Através do poço teremos acesso direto à água e precisamos dela para trabalhar. Eu trabalho com camarão e preciso muito, pois tudo tem que estar sempre limpinho”, afirmou o vendedor.

Com mais de 40 anos de funcionamento, o Mercado da Produção ocupa uma área de 14 mil metros quadrados, com mil permissionários e um fluxo de cerca de 10 mil pessoas por dia.

Ascom Semtabes

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299