Mercados públicos de Maceió vão ganhar mais investimentos

Todos os equipamentos públicos de abastecimento da capital passarão por reformas ainda este ano

João Ferro/Ascom Semtabes 16/02/2023 às 11:50
Mercados públicos de Maceió vão ganhar mais investimentos
Investimentos vão garantir melhorias em mercados púbicos. Foto: Ascom Semtabes

Maceió possui mais de 10 equipamentos públicos de abastecimento, que têm uma movimentação média de 23 mil consumidores circulando durante a semana. São mercados, feiras livres, shoppings populares e Centro Pesqueiro localizados nas partes alta e baixa da cidade.

Os cuidados com a estrutura destes locais e o reforço na higienização têm sido o foco da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) para garantir que mais de seis mil feirantes consigam trabalhar de forma digna. Para 2023, a pasta vai investir, ainda mais, em reformas dando garantias de segurança aos mercados públicos, que há mais de três décadas não receberam a devida atenção.

Somente em 2022, a Semtabes investiu quase R$ 220 mil com recursos próprios, executando um plano de ação com intuito de garantir melhores condições de trabalho para os comerciantes e trazer de volta os consumidores. A atuação da gestão é sentida por muitos comerciantes, que diariamente fazem a diferença na cidade. Antonieta Silva trabalha há oito anos no Mercado do Jacintinho, comercializando defumados.

“A gente se sente acolhido porque há uma mobilização muito rápida para resolução de problemas. Não temos mais problemas com falta de água, banheiro que não tinha e agora tem. O mercado está sempre limpo, sempre tudo higienizado, sem lixo acumulado. Antes as pessoas não queriam entrar no mercado e não é mais assim. Agora vem todo mundo comprar aqui e a gente vende. Em oito anos, esse é o melhor momento que nós estamos passando”, relata a feirante.

O titular da Semtabes, Maurício Filho, ressalta que este ano todos os equipamentos públicos de abastecimento passarão por reformas, já com recursos garantidos. “A gestão se preocupa em recuperar a defasagem estrutural de mais de 30 anos dos mercados. Nosso objetivo é de que obras importantes, que já estão em andamento, sejam levadas para 100% dos mercados públicos da cidade. É uma forma de garantir condições de trabalho para muitos comerciantes, que muitas vezes só possuem aquela renda”, afirma Maurício.

As reformas serão realizadas respeitando todos os trâmites previstos na legislação, através da licitação. Para a recuperação da cobertura do Mercado do Jacintinho, comemora Antonieta, já foi publicado o aviso de licitação no Diário Oficial do Município, no início de fevereiro.

“As outras gestões deixaram e agora o prefeito JHC tem assumido todas as responsabilidades. Aqui já está sendo feito uma rede elétrica nova, além da implantação do Restaurante Popular. Os banheiros foram reformados e agora podemos utilizar. E o principal é que não falta assistência da Prefeitura. Só tenho a agradecer”, revela a feirante.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299