Grupo de trabalho vai iniciar desobstrução do Canal da Levada e de galerias no Mercado da Produção

As ações integradas terão início na próxima semana, antecipando a quadra chuvosa

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 18/03/2022 às 11:27
Grupo de trabalho vai iniciar desobstrução do Canal da Levada e de galerias no Mercado da Produção
Este foi o terceiro encontro do grupo de trabalho integrado (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

O grupo de trabalho composto pelas secretarias e órgãos municipais, para solucionar os problemas de vazão da água do Canal da Levada, esteve reunido nesta sexta-feira (18), na Prefeitura Municipal. As ações integradas terão início na próxima semana, antecipando a quadra chuvosa, com a desobstrução do canal e das galerias do Mercado da Produção.

A equipe foi convocada pelo secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, a pedido da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). O grupo é formado, ainda, pelas Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra) e Convívio Social (Semscs), pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e pela Vigilância Sanitária.

Juntos, a equipe vai trabalhar para evitar que o canal da levada transborde, causando problemas à população da região. A obstrução do local é causada pelo assoreamento e resíduos sólidos jogados de forma irregular em sua extensão. Quando chove, sem possibilidade de vazão da água, o lixo e a lama são levados pelas ruas do bairro e chegam até o Mercado da Produção.

“Não precisamos esperar chover e estamos saindo na frente. Vamos desobstruir as galerias, limpar as internas e externas (do Mercado da Produção) e desobstruir o canal do Carvão e canal do Rui Palmeira, na região da Brejal. Vamos avançar bastante”, afirma Mourinha.

Secretários do Abastecimento, Carlos Ronalsa, e Executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)
Secretários do Abastecimento, Carlos Ronalsa, e Executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

O secretário municipal do Abastecimento, Carlos Ronalsa, lembra que em 2021 a Sudes realizou um grande mutirão de limpeza no canal, que evitou que o nível de água não transbordasse. No entanto, construções irregulares realizadas no local prejudicam uma ação mais direta no local pelas equipes da Sudes e da Seminfra. “Com a ajuda da Semscs, conseguimos encontrar uma solução para o problema, que era um grande obstáculo. Essa reunião foi muito positiva porque agora vamos trabalhar em cima do canal da Levada, em toda a sua extensão”, destaca Ronalsa.

Também participaram do encontro o secretário adjunto da Semscs, Alex Sandro, o diretor de Abastecimento da Semtabes, Nivaldo Lessa, os representantes da Seminfra Hugo Barros, Lívio Lima, Ivens Tenório; os representantes da Sudes Robert Wagner e Cilene Paulino; e o fiscal sanitário da Visa, Vemfrankly Noronha.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299