Grupo de Trabalho inicia desassoreamento e limpeza do Canal da Levada

Prefeitura de Maceió intensifica ação para evitar transbordamento no período chuvoso

Tatiane Gomes/Ascom Semtabes 04/04/2022 às 15:20
Grupo de Trabalho inicia desassoreamento e limpeza do Canal da Levada
Trabalho deve seguir durante os próximos dias ao longo do canal (Foto: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

A equipe integrada de Secretarias e órgãos municipais iniciaram, nesta segunda-feira (4), o trabalho de desobstrução do Canal da Levada. A ação, que deve ser concluída nos próximos dias, tem o objetivo de limpar o canal e melhorar a vazão da água, evitando o transbordamento. Nesta primeira etapa foram retirados cerca de 18 toneladas de materiais sólidos.

O titular da Semtabes, Carlos Ronalsa, afirma que a obstrução do local é causada pelo assoreamento e resíduos sólidos jogados, de forma irregular, em sua extensão. Quando chove, sem possibilidade de vazão da água, o lixo e a lama são levados pelas ruas do bairro e chegam ao Mercado da Produção.

“Iniciamos a limpeza do Canal da Levada pelo ponto do Carvão e ela vai seguir em direção à lagoa. A obstrução deste ponto segura a água que vem do segundo ponto, que é o Canal do Raminho, e toda a água do Mercado da Produção, que não consegue ter vazão. Desobstruindo esses pontos, a água vai fluir com facilidade. Se não fizermos isso, quem sofre é quem trabalha no mercado e mora no entorno”, explica Carlos Ronalsa.

As ações constantes de desobstrução das galerias pluviais no Mercado da Produção e seu entorno também ajudam na vazão da água na região.

“A limpeza que temos realizado tem melhorado as condições. O Mercado da Produção é um local que sofria com alagamentos rápidos, e agora, conseguimos diminuir. Essa é uma ação preventiva para período chuvoso. O sistema de drenagem está bastante obstruído, devido às partículas sólidas, e a gente está iniciando de forma paliativa, mas que vai funcionar bem para o escoamento pluvial da região”, atenta o coordenador de Drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.

A área onde foi realizada a retirada é denominada de Canal do Carvão. Para realizar a limpeza, a Secretaria Municipal de Segurança e Convívio Social orientou a retirada do material para a aproximação do maquinário. A coordenadora de Operações da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Cilene Silva, que é responsável pela limpeza de canais, explica que em 2021 foi realizado o desassoreamento dos canais do Carvão e do Raminho, totalizando a retirada de 114 toneladas de material.

Neste ano, com o número crescente de construções irregulares ao longo do canal, as equipes encontram dificuldades para realizar a limpeza. “É preciso a conscientização das pessoas para o descarte irregular de resíduos. Nós temos aqui dois colaboradores constantes na rede de contenção que realizam a limpeza do Canal do Raminho e o Canal do Carvão”, explica Cilene.

O grupo de trabalho é formado pelas Secretarias Municipais do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Infraestrutura (Seminfra), Segurança e Convívio Social (Semscs) e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299