Equipes de limpeza retiram cerca de 30 toneladas de lixo do Mercado da Produção
Equipamento público localizado no bairro da Levada está funcionando normalmente
As equipes de limpeza da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) retiraram na manhã desta terça-feira (05) cerca de 30 toneladas de resíduos sólidos de toda área interna do Mercado da Produção, localizado no bairro da Levada. A região também foi afetada com o transbordamento da Lagoa Mundaú.
Na segunda (04), o equipamento público esteve fechado devido aos riscos provocados pelos pontos de alagamento na área interna. O diretor de Abastecimento, Aldo Avelino, explicou que, no início da manhã de terça, as equipes de limpeza do Mercado deram início ao recolhimento do lixo trazido pela água das chuvas, além da limpeza de galerias pluviais no interior do local. No horário da tarde, a lavação das alas também foi realizada.
“Não só o Mercado, como a cidade toda passou por um momento difícil. Todos os bairros vizinhos à Lagoa foram afetados. Mas a Semtabes realizou a primeira assistência para que os feirantes retornassem a suas bancas e iremos continuar fazendo nosso trabalho”, pontuou o diretor de Abastecimento da Semtabes.
A quantidade de água que veio da Lagoa Mundaú surpreendeu os feirantes. “Nós não esperávamos, mas o pessoal da limpeza deixou tudo controlado. O Mercado está totalmente estável para receber o nosso público. Os comerciantes já estão todos nos seus boxes e os nossos clientes já podem vir que já está tudo sob controle”, relatou o representante dos feirantes, Edson Messias, conhecido como Edinho.
O Mercado Produção segue funcionando normalmente desde às 5h da terça. Para os permissionários, o dia foi de fluidez no movimento. É o que explica a feirante Andressa Vitor, 31 anos. “Eu acreditava que o movimento seria bem menor, mas graças a Deus, pouco a pouco está fluindo. Que as pessoas vejam que secou, graças a Deus está tudo limpinho, o pessoal do Mercado colaborou junto aos comerciantes. Podem vir que tem mercadoria com qualidade”, ressaltou.
Descarte correto
Entre o lixo recolhido estavam copos descartáveis, sacolas plásticas, vísceras, escamas de peixe e pele de galinha, que se misturaram à lama trazida pelas fortes chuvas. "Retiramos bastante dejetos, como escamas de peixe, pedaços de ossos, garrafas pet, copos plásticos, fraldas descartáveis e areia. Pedimos a todos a compreensão para que não sejam descartados esse tipo de material de forma incorreta. Ajuda a todos que trabalham aqui", avaliou o agente de limpeza do Mercado da Produção, Samuel Lins.
De segunda a domingo, as equipes de limpeza do equipamento público realizam a varrição e lavagem das dependências. O lixo da parte interna do Mercado é retirado diariamente, chegando a três toneladas no final do dia. Já no entorno do Mercado, o volume chega a 18 toneladas de resíduos sólidos recolhidos todos os dias.
"A limpeza do Mercado é feita diariamente e também realizamos um mutirão de limpeza geral, com apoio de outras secretarias e órgãos da Prefeitura de Maceió, para reforçar essa higienização. Mas o descarte incorreto prejudica o fluxo da água nas galerias internas e externas do Mercado. Por isso, nosso apelo é para que a população ajude a realizar o descarte correto desse lixo”, pontuou o diretor de Abastecimento, Aldo Avelino.
Mercado da Produção está funcionando normalmente. De segunda a sábado, das 5h às 15h; e aos domingos das 5h às 13h.
Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura
Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299