Encontro discute importância da Economia Solidária com empreendimentos de Maceió
Ciclo de palestras trouxe aprendizado para grupos do segmento solidário e gestores públicos da capital
A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) realizou, nesta quarta-feira (17), o 1º Seminário da Economia Solidária - "A Política Pública da Economia Solidária em Maceió", que tratou sobre a importância do segmento para geração de renda na capital alagoana para empreendimentos solidários presentes, gestores públicos e entidades de assessoria e fomento à economia solidária.
Durante o evento foi realizado um ciclo de palestras com apoio do Fórum Alagoano de Economia Solidária (Faes), que levou palestrantes renomados que abordaram temas do segmento, a exemplo da Lei Municipal de Economia Solidária e o papel do Conselho Municipal.
“Hoje realizamos o nosso primeiro seminário voltado para a Economia Solidária, onde pudemos discutir sobre políticas públicas e tratar sobre a reativação do Conselho Municipal. Esta é uma ação muito importante porque nos ajuda a discutir com os próprios empreendimentos formas de valorização da economia solidária”, afirma a secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues.
O Seminário também contou com a presença do titular da Semtabes, Maurício Filho, que abriu o evento explanando sobre as ações positivas que estão sendo realizadas há pouco mais de dois meses à frente da secretaria. O Secretário Municipal do Turismo, Esporte e Lazer, Francelino Amaro da Silva, também participou do evento.
Há 15 anos na Economia Solidária, Salomé Holanda, 72 anos, é coordenadora do Grupo Aconchego, cadastrado na Semtabes e acredita que este momento foi importante para todos que participam de empreendimentos solidários em Maceió.
“Serviu para esclarecer sobre a função e necessidade do conselho para a vida dos grupos de Economia Solidária, sejam eles do artesanato ou de outros segmentos. Este é o momento de reerguer os grupos, interagir e alavancar nossas práticas”, ressalta a artesã.
Palestras
Os palestrantes presentes foram o professor Mestre Emanuel Lucas de Barros, que tratou sobre a “Importância da Economia Solidária”; a professora doutora Ana Milani, que abordou sobre a “Importância dos Conselhos de Economia Solidária”; a educadora do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu, Ana Lúcia Ferraz, que apresentou o tema “O Conselho Municipal de Maceió”; e o coordenador geral do Instituto Cachoeira, Edimir Francisco da Silva, que discorreu sobre “O papel do Fórum Estadual de Economia Solidária”.
“O momento de hoje conseguiu trazer os empreendimentos para a discussão. Tivemos três segmentos para debater: gestão pública, entidades de assessoria e os empreendimentos econômicos. Agora é deslanchar na estruturação do conselho e trazer as demandas dos empreendimentos, para caminhar num novo rumo para a Economia Solidária em Maceió”, atenta Edimir, que há 30 anos trabalha com projetos voltados para a economia solidária.
Também participaram do seminário, os diretores de Economia Solidária, David Tavares, e do Trabalho e Emprego, Letícia Coelho; os representantes da Secretaria Municipal de Educação, os coordenadores Valma Teles e Ricardo Almeida Maciel e a equipe do EJAI/SEMED.
O evento contou ainda com uma exposição com produtos de grupos da Economia Solidária cadastrados na Semtabes.
Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura
Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299