Economia Solidária vai ofertar oficinas de capacitação para artesãos

Em parceria com Sebrae Alagoas, Semtabes vai capacitar os profissionais para que tenham habilidades empreendedoras

Ascom Semtabes 03/03/2023 às 10:49
Economia Solidária vai ofertar oficinas de capacitação para artesãos
Reunião com coordenadores dos empreendimentos solidários foi realizada pra identificar as principais necessidades dos grupos. Foto: Ascom Semtabes

A Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) firmou parceria com o Sebrae Alagoas para realizar oficinas para os artesãos cadastrados. Inicialmente quatro cursos serão realizados. As capacitações visam desenvolver habilidades empreendedoras com os coordenadores dos empreendimentos solidários ativos.

Entre os cursos estão, o de formação de preços de vendas, marketing digital para pequenos negócios, mulher empreendedora e como atender melhor o cliente.

O primeiro curso, que será de como atender melhor o cliente, com duração de 15 horas, será realizado nos dias 6 e 7 de Março, no período da manhã e tarde, na sede do Sebrae Alagoas, localizado na rua Dr. Marinho de Gusmão, no Centro da cidade.

O secretário adjunto da Semtabes, Geraldo Santiago, explica que a parceria realizada com o Sebrae foi realizada para suprir a necessidade dos empreendimentos solidários. Cada turma será composta por 30 artesãos, contando com a participação de 25 coordenadores dos empreendimentos, que se tornarão multiplicadores do aprendizado. 

“Sentimos que os artesãos têm a necessidade de ter esse treinamento principalmente para ajudar na formação de preço dos produtos que são comercializados e, também, no atendimento que eles dão aos clientes, para fidelizar o retorno deles aos pontos fixos de vendas que a Economia Solidária possui”, afirma Santiago. 

Para a artesã Betânia Araújo de Albuquerque, que já está há mais de dez anos no movimento, a aprendizagem para os empreendimentos é importante para conseguir se especializar cada vez mais e saber como gerir a produção e a comercialização. “A cultura da Economia Solidária antes era apenas de produzir e sentimos a necessidade de trabalhar a veia empreendedora. É importante que a gestão JHC tenha percebido isso e está fortalecendo o movimento”, acredita Betânia. 

Na parceria firmada com o Sebrae Alagoas, outros cursos serão realizados para os artesãos ainda em 2023, atendendo as demandas alinhadas entre os empreendimentos solidários e a Semtabes.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299