Economia Solidária conquista público durante exposição de artesanato
Turistas e maceioenses conheceram as peças produzidas pelos artesãos
Uma explosão de cores, formas, materiais e texturas. O artesanato foi a grande atração do estande da Prefeitura de Maceió durante o último final de semana na 1ª Feira Coop, realizada pela Federação Unicafes, na capital de Alagoas. Os artesãos da Economia Solidária e do Mercado do Artesanato conquistaram o público que passou pela Praça Multieventos, na Pajuçara.
Além das peças levadas para a exposição, a iniciativa foi uma oportunidade para que turistas e maceioenses conhecessem um pouco da história de quem produz nos empreendimentos solidários. Rosângela Lira, do grupo ATAM, venceu a depressão através do artesanato. Iniciou com uma pastilha de vidro em 2016 e agora produz peças que podem ser vistas como obras de arte.
“Aqui está meu mosaico. Juntei meus caquinhos de vida e agora estou cheia de cor e de vida. Depois de cortar [o vidro], criar tudo isso, percebo que a gente não tem limites. Hoje em dia estou mais alegre, positiva nas minhas atividades do dia-a-dia”, conta a artesã.
Ivanilda dos Santos, 39 anos, se encantou com as peças dos artesãos. “Estou gostando e estou encontrando muita coisa bonita e legal. Eu já tinha ouvido falar dela [Rosângela]. O trabalho é muito lindo. A gente vê que cada artesão coloca suas emoções em cada peça e é admirável de ver”, acredita a maceioense.
Foram quatro grupos cadastrados na Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), que participaram da Feira Coop e representaram o artesanato produzido pelos 24 empreendimentos solidários cadastrados na Prefeitura de Maceió. A secretária-adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues, explica que a pasta está realizando uma reestruturação na economia solidária.
"Foi muito gratificante trazer essa oportunidade para que os grupos pudessem expor e comercializar os produtos. Nós já estamos trabalhando para trazer mais melhorias, com instalação de novo ponto de comercialização, a reativação do Conselho Municipal e programação de feiras itinerantes na alta temporada turística em Maceió”, destaca.
As feiras itinerantes planejadas pela Semtabes serão essenciais para Silvana Ramos, do grupo Amor em Forma de Arte, que já está se preparando para a estação mais esperada do ano. A artesã está preparando peças exclusivas de customização da palha em chapéus e bolsas de palha, com aplicação em bordado, crochê, filé, renda, passamanaria e pedras brasileiras.
“O artesanato é muito expansivo e gosto de dar a exclusividade aos clientes. Já estou preparando a linha Verão para o fim do ano. Entrei esse ano na Economia Solidária e estou adorando participar”, revela.
Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura
Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299