Comerciantes comemoram dia especial em mercados e feiras de Maceió

Novas estratégias de comercialização são usadas para conquistar clientes

Tatiane Gomes / Ascom Semtabes 16/07/2022 às 08:30
Comerciantes comemoram dia especial em mercados e feiras de Maceió
Mercados, feiras e Shopping Popular são alguns pontos de comercialização da Prefeitura de Maceió. Célio Junior/Secom Maceió

Administrados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), pontos de comercialização como os Mercados Públicos, Centro Pesqueiro, Shopping Popular e espaços das feiras livres são recheados de comerciantes, que neste sábado, 16 de julho, estão comemorando um dia especial. O Dia do Comerciante é uma data de homenagens àqueles que estão na rua, todos os dias, comercializando produtos e serviços.

Em 2022, a data caiu como um verdadeiro presente para a feirante Maria Leoneide Aleixo, 58 anos. Aos sábados, é o dia de mais movimento na sua banca, localizada na Feira do Jacintinho. “No sábado é que entra mercadoria nova, aí é que os clientes vêm mesmo. É muita gente! No sábado de manhã aqui a gente não pode nem atender as pessoas direito, porque são várias pessoas”, brinca a comerciante. “Mas eu me sinto muito feliz porque é maravilhoso!”, completa Maria Leoneide que trabalha na feira há 18 anos.

Maria Leoneide comercializa na feira do Jacintinho há 18 anos (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)
Maria Leoneide comercializa na feira do Jacintinho há 18 anos (Foto: Célio Junior/Secom Maceió)

Ela conta que começou com a venda de bananas e, com o passar dos anos, decidiu comercializar também outras frutas e de domingo a domingo ela está na feira. E apostou em novas estratégias para garantir que a clientela continue visitando o local.

“Temos muitos clientes fiéis. Vem aqui sempre. E, o que caiu durante a pandemia, a gente teve que inovar e começar a trabalhar com entregas. Quem não pode vir até a banca, pede e entregamos na residência deles. A gente trabalha muito com entrega, muito mesmo”, explica a feirante.

Na parte baixa da cidade, no bairro da Levada, Mano Oliveira está há 55 anos no Mercado do Artesanato e conta que também utiliza o meio online como estratégia para melhorar a comercialização.

“Eu mesmo produzo as peças e depois comercializo. E vendo na loja física e na loja online também. Trabalho com uma espécie de e-commerce para poder complementar minha renda, principalmente nas redes sociais”, atenta Mano, que se especializou na produção e comércio de esculturas em argila.

Mano Oliveira, além de produzir as esculturas, também comercializa o próprio produto (Foto: João Ferro/Ascom Semtabes)
Mano Oliveira, além de produzir as esculturas, também comercializa o próprio produto (Foto: João Ferro/Ascom Semtabes)

Incentivo

A Semtabes dará início a um cadastro de todos os comerciantes instalados em mercados, feiras, Centro Pesqueiro e Shoppings Populares sob administração do órgão. A iniciativa irá ocorrer para garantir que políticas públicas cheguem da melhor forma aos permissionários.

Ríssia Rodrigues, secretária adjunta da Semtabes, explica que Secretaria  fará um cadastro dos comerciantes (Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió)
Ríssia Rodrigues, secretária adjunta da Semtabes, explica que Secretaria fará um cadastro dos comerciantes (Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió)

“Com esse cadastro, será possível rastrear o quantitativo de comerciantes nos equipamentos públicos e programar ações reais para que as demandas deles possam ser sanadas. Mas já temos levado serviços de melhorias para esses espaços que eles utilizam para comercialização, garantindo que eles possam ter condições de trabalho mais dignas. É algo que, para nós, é uma missão”, ressalta a secretária adjunta da Semtabes, Ríssia Rodrigues.

Telma Sales, que confecciona e comercializa peças manuais de crochê e do tradicional filé alagoano no Mercado do Artesanato, conta que aprovou as melhorias da Prefeitura de Maceió no espaço. “Hoje vemos os turistas vindo aqui, comprando, tirando fotos na gruta. Essa revitalização melhorou muito a cara do mercado. Valorizou a nós e aos artistas da terra”, acredita.

SEMAPA

Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Agricultura

Sede: Rua do Imperador, 141 - Centro.
CEP 57020-670 // Telefone: (82) 3312-5299