Conselho de Parcerias Estratégicas avalia estudos para drenagem urbana de Maceió
Reunião discute adoção de medidas com foco no meio ambiente e em tecnologia avançada
Integrantes do Conselho Gestor do Programa de Parcerias Estratégicas (PPE) de Maceió se reuniram de maneira ordinária, na tarde desta terça-feira (28), para avaliação da carteira de projetos em andamento na cidade e para a apresentação da síntese dos estudos para propostas de drenagem urbana da capital alagoana.
Foi o primeiro encontro ordinário convocado pelo colegiado em 2025 com o objetivo de discutir as iniciativas que estão transformando a cidade. A empresa de consultoria, contratada pela Prefeitura de Maceió, é responsável pela apresentação de propostas eficientes para depois serem executadas na melhoria do escoamento de águas pluviais e assim evitar transtornos no período chuvoso. A intenção da Prefeitura de Maceió é adotar medidas que utilizem tecnologia avançada, com enfoque ambiental.
A reunião do colegiado foi acompanhada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha. Para ele, a drenagem urbana é um dos grandes desafios da gestão para garantir o maior cartão-postal de Maceió, que é a beleza das águas.
“Importante a discussão em torno deste tema e a apresentação de soluções para resolver a problemática de uma vez por todas. A gestão do prefeito JHC já estabeleceu como prioridade número um a conclusão do programa Renasce Salgadinho, que iniciou lá atrás com a intenção de recuperar uma das áreas mais degradadas da cidade”, frisou Rodrigo Cunha.
Após ouvirem as propostas de drenagem urbana, os conselheiros deliberaram sobre o estudo e definiram um cronograma para consulta pública e, posteriormente, a abertura do processo licitatório. Serão executadas intervenções de infraestrutura na cidade que visam melhorar o sistema de drenagem.
Roda Gigante
Uma das iniciativas do Programa de Parcerias Estratégicas é a implantação da Roda Gigante na orla de Pajuçara. O secretário municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana de Maceió, David Luna Gomes, informou que as ferragens do equipamento estão em deslocamento.
Há uma perspectiva de que, até a semana que vem, a parte alfandegária seja superada e as carretas com o material a ser montado sejam liberadas e transportadas para a capital alagoana.
O secretário avisa que a montagem do equipamento deve ser rápida, levando em consideração que a base está pronta. Depois, será feito o acabamento urbanístico da área até ser concluída a obra, com previsão ainda para o primeiro semestre de 2025.
Na semana passada, a Prefeitura de Maceió concluiu a licitação para a construção do complexo administrativo, uma das carteiras do PPE que avançaram nas discussões no âmbito do conselho gestor do programa.
Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana
Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Integração Metropolitana
Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá. CEP: 57022-180
Telefone: (82) 3312-5860