Estudantes da Escola Municipal Arnon de Melo participam de ação sobre saúde mental e os riscos do uso excessivo de tecnologias

Evento foi realizado em parceria com as secretarias municipais da Juventude e Lazer e da Saúde

Jamerson Soares/Ascom Semed 06/10/2023 às 13:39
Estudantes da Escola Municipal Arnon de Melo participam de ação sobre saúde mental e os riscos do uso excessivo de tecnologias
Palestra foi realizada para estudantes dos 8º e 9º anos da Escola Arnon de Melo, no Jacintinho. Foto: Cortesia

Estudantes dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Arnon de Melo, localizada no Jacintinho, participaram nesta sexta-feira (6), de uma palestra sobre saúde mental, o uso excessivo de tecnologia nos tempos atuais e a importância de criar novas formas de deixar o cotidiano mais dinâmico. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Extraordinária da Juventude e Lazer (SEJL) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A palestra foi realizada por equipes da SEJL, com a presença e a participação do secretário Caio Bebeto. Intitulada "Conexão Saudável", a ação faz parte do Mês da Juventude - Mentes Livres e teve o objetivo de trazer reflexões e conscientizar os adolescentes sobre os riscos do vício em dispositivos eletrônicos e os transtornos que podem ser desencadeados, tendo em vista o contexto pós-pandêmico.

Além disso, houve também orientações e dicas para estimular os alunos a buscar atividades fora da internet, como caminhar, praticar esportes, desenhar, escrever, aprender a tocar um instrumento, entre outros.

Para a diretora da escola, Alessandra Viana, foi um trabalho dinâmico e lúdico em que os alunos interagiram e fizeram uma autoavaliação sobre o tempo em que eles passam em frente às telas. "Foram mostrados os benefícios e os malefícios dessa prática tecnológica. Os estudantes foram também motivados a fazer esporte, atividade física, ler livro, a diversificar sua dinâmica diária para que a rede social não seja sua única prática de lazer e diversão. Foi muito interativo e tivemos muitos momentos como esse", contou a diretora.

O estudante Benjamin Cândido, 14 anos, disse que aprendeu muito sobre como equilibrar mais o uso de dispositivos e em como isso pode afetar a vida em sociedade. "Aprendi que a gente deve focar em outras atividades e passar o tempo se preocupando com outras coisas. A palestra foi muito explicativa, teve muitas dinâmicas, foi muito legal. Achei muito divertido e gostaria que tivesse mais vezes aqui na escola", disse.

Já o estudante do 9º ano, Guilherme Muller, revelou que a ação foi perfeita e que ele aprendeu sobre as atualidades do mundo.

"Nós interagimos, fizemos discussões, foi muito bom. Conhecemos muitas coisas que realmente acontecem no nosso mundo e que somos privados de ficar sabendo. Dados reais também foram informados, a exemplo do alto número de pessoas no Brasil que ficam na frente das telas. Foi um momento muito interessante e espero que a gente possa aprender cada vez mais sobre o assunto", concluiu o estudante.

SEJL

Secretaria Extraordinária da Juventude e Lazer

Secretaria Extraordinária da Juventude e Lazer
Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá. CEP: 57022-180
Telefone: (82) 3312-5860