Servidores tomam posse na Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes
Solenidade aconteceu em alusão à campanha do Maio Laranja com apresentação do Plano Municipal de Combate à Exploração sexual
A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Extraordinária de Juventude e Lazer, segue com a programação do Maio Laranja. Nesta quinta-feira (18), 14 representantes de sete secretarias tomaram posse na Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes. Este ano, a campanha tem como tema “Aconteceu... e agora?”.
Um dos objetivos da Comissão é a criação do Plano Municipal de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes; para, assim, promover ações de prevenção, articulação e mobilização do crime. Além do fortalecimento da defesa, responsabilização e garantia de direitos, como o atendimento especializado às crianças que tiveram os direitos sexuais ameaçados ou violados.
Ao todo, integram a comissão as seguintes pastas: Secretaria Extraordinária de Juventude e Lazer; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes); Secretaria de Educação (Semed); Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc); Assessoria Especial de Políticas Sociais da Secretaria de Governo e Subprefeituras (Segov); Secretaria Municipal de Saúde (SMS); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Maceió - CMDCA (Semdes).
De acordo com secretário de Juventude e Lazer, Caio Bebeto, é de suma importância a junção das pastas para garantir políticas públicas em prol do enfrentamento à exploração sexual.
“Agora estamos com uma força maior. Vamos trabalhar para que cada secretaria exerça um papel de extrema importância. Temos três bairros aqui em Maceió em que, infelizmente, esse crime é recorrente: Vergel do Lago, Jacintinho e Benedito Bentes. As comissões vão coletar os dados e buscar ações acessíveis para toda população”, pontua.
Um dos objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Social, por exemplo, é promover uma campanha com eventos socioeducativos aos direitos humanos. As ações serão estimuladas como forma de prevenção em diversos espaços, com serviços socioassistenciais em unidades de Ensino de Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental).
“É preciso mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, longe da violência”, destaca a coordenadora da pasta, Michelle Damasceno.
A secretária da Mulher, Ana Paula Mendes, ainda reforçou que o prefeito JHC dá visibilidade a uma pauta que era esquecida por outras gestões e afirma que é uma obrigação do poder público e da sociedade civil tratar a pauta com mais seriedade. Devido aos traumas, o futuro das vítimas é sempre uma incógnita, pois transformam o caminho de superação mais difícil e doloroso.
As atividades da campanha seguem até sexta-feira (19), clique aqui e confira a programação.
Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras
Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h