Procura por serviços do Procon Maceió cresceu 16,76% em 2024

Equatorial, Itaú e Brk Ambiental lideram entre as empresas mais reclamadas

Ascom Procon Maceió 23/01/2025 às 08:46
Procura por serviços do Procon Maceió cresceu 16,76%  em 2024

O Procon Maceió, órgão de Proteção e Defesa do Consumidor vinculado à Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras, registrou durante o ano de 2024 o quantitativo de total de 10.251 atendimentos, 16,76% a mais que no ano de 2023.

Levantamento realizado pela gerência de atendimento do órgão mostra que 1.166 fornecedores foram notificados sobre reclamações de consumidores. Dentre os mais reclamados estão a Equatorial Alagoas, Itaú Unibanco e a BRK Ambiental. 

A Equatorial Alagoas lidera a posição com 6,25% do total de reclamações e com as principais queixas apontadas pelos consumidores de queda ou suspensão no fornecimento dos serviços indevidamente e renegociação e parcelamento de débitos.

Em segundo lugar, segue o Itaú Unibanco com 5,97% das reclamações, destacando-se entre as demais instituições bancárias com a maior solicitação de renegociação de débitos pelos consumidores endividados, além de outros problemas como publicidade enganosa e cobranças indevidas e abusivas.

Na terceira posição, a BRK Ambiental registrou  4,54% das reclamações, sendo estas referentes a faturamento excessivo, suspensão do fornecimento do serviço, cobrança de taxas abusivas e indevidas e renegociação e parcelamentos de débitos.

"Diante da análise da nossa base de dados, é possível verificar que os maceioenses tem como principais queixas, demandas na área de consumo dos serviços essenciais como água, energia e serviços bancários, que retratam as necessidades reais dos consumidores. Por isso, orientamos a população a não deixar de buscar a efetivação de seus direitos, como também alertamos as empresas a aprimorarem o relacionamento com os consumidores e a seguir à legislação consumerista", relata Cecília Wanderley, diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley.

Importante mencionar que a divulgação desses dados é amparada no Artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, que determina aos órgãos públicos que fiscalizam as relações de consumo, a manutenção de cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços e ainda, é  importante para que o Procon Maceió priorize a atuação na prevenção e repressão à lesão dos direitos dos consumidores de forma assertiva.

"Com a divulgação dessas informações, reforçamos nosso compromisso de transparência enquanto órgão e ressaltamos a importância dos consumidores registrarem suas reclamações nos canais oficiais do Procon Maceió principalmente para auxiliar os consumidores a terem seus direitos efetivados, mas também para termos como ter uma visão real dos maiores problemas enfrentados diante do cenário consumerista", finaliza Cecília Wanderley. 

Para mais informações ou dúvidas, o contato com o Procon Maceió pode ser feito pelo WhatsApp (82) 98882-8326 e ainda no 0800 082 4567.

SEGOV

Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h