Previne Maceió: Grota no Jacintinho recebe ações preventivas para as chuvas

Redação 09/03/2021 às 18:26
Previne Maceió: Grota no Jacintinho recebe ações preventivas para as chuvas

Na manhã desta terça-feira (09), as equipes que integram o Grupo Especial de Trabalho (GET) de prevenção às chuvas em Maceió visitaram dois locais de áreas de risco no bairro do Jacintinho, na Grota do Zé do Boi e na Rua Santo Antônio, atendo os pedidos de moradores.

Na Grota do Zé do Boi, as equipes da Defesa Civil aplicaram lonas de contenção em uma encosta, onde a população destacou a situação de risco. Morador da região, Carlos Duarte afirmou que a comunidade sofre há mais de 20 anos com a falta de infraestrutura e saneamento no local, principalmente no período de chuva.

“Algumas pessoas chegaram a invadir uma área verde aqui na comunidade e devido essas construções desordenadas, quando as chuvas começam o acesso, que já é difícil, se torna impossível. Nós fizemos essa queixa para prefeitura e agora estamos tendo essa resposta”, disse Duarte.

Equipes visitam áreas de riscos, aplicaram lonas de contenção e realizaram limpeza. Foto: Rafa Chafer/Secom

Para o secretário de Governo, Francisco Sales essa resposta às solicitações da população têm sido prioridade dentro do Grupo de Trabalho, principalmente nas áreas consideradas de alto risco no período chuvoso. “Nós conseguimos levar ações efetivas em três grotas de Maceió antes da quadra chuvosa. Apressamos e intensificamos essas ações de prevenção para garantir segurança e assistência à população”, disse o secretário de Governo.

Na Rua Santo Antônio, também no bairro Jacintinho, a moradora Petrúcia Valadares colocou que o descarte irregular de lixo e a falta de saneamento são os principais problemas da comunidade. “As gestões passadas prometeram uma solução, porém ficamos à mercê do pior, pois quando começa o período de chuvas o medo toma conta, com a incerteza de que algo pior possa acontecer”, relatou Petrúcia.

Secretário Francisco Sales (à direita) acompanhou o trabalho de colocação de lonas. Foto: Secom

O coordenador da Defesa Civil, Albelardo Nobre, afirmou que todas essas áreas estavam sendo monitoradas, principalmente para fazer a aplicação da lona de contenção e levar ao conhecimento dos outros órgãos públicos os problemas de cada comunidade.

“Será muito importante levar essas ações para as comunidades, além da Defesa Civil presente, como também dos outros órgãos, pois assim conseguimos firmar o compromisso junto com a população”, afirmou Nobre.

Representando a Secretaria de Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o secretário adjunto de Obras, Vandebilto Magalhães, esteve presente na vistoria e destacou a importância da pasta nas ações coordenadas pela prefeitura.

“A operação visa identificar áreas de risco, bem como aplicar ações preventivas visando a segurança da comunidade. De maneira paralela, a Seminfra tem enviado equipes operacionais todos os dias para realizar ações em regiões pontuais da cidade, como a desobstrução, limpeza e reconstrução de galerias, para evitar que durante o período da quadra chuvosa não venham ocorrer maiores transtornos em nossa cidade”, declarou.

Programa Previne Maceió leva ações preventivas às áreas mais afetadas com as chuvas. Foto: Rafa Chafer/Secom

Previne Maceió

O Programa Previne Maceió tem como objetivo levar ações de prevenção, informação e advertir a população sobre possíveis danos provocados pelas chuvas. o planejamento é para tentar minimizar ao máximo os danos provocados durante a quadra chuvosa, prevista entre os meses de março a agosto.

O grupo é formado pela Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento Sustentável e Defesa Civil.

Dentre as ações previstas estão a limpeza de canais e córregos (macrodrenagem); manutenção preventiva da rede de microdrenagem, especialmente a limpeza de bueiros do sistema de águas pluviais; vistoria e poda ou erradicação de árvores sob risco de tombamento; limpeza de encostas e remoção de lixo acumulado; sensibilização da população moradora em áreas de risco.

SEGOV

Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h