Prefeitura realizou mais de 105 mil atendimentos com o Brota na Grota

Programa criado em fevereiro do ano passado promove a inclusão dos moradores de áreas de difícil acesso e elevado índice de vulnerabilidade social

Ascom Segov 03/06/2024 às 10:46
Prefeitura realizou mais de 105 mil atendimentos com o Brota na Grota
Equipes de diferentes secretarias e órgãos que atuam no programa fazem atendimentos em tendas e com visitas porta a porta. Foto: Jonathan Lins/Secom

O Brota na Grota, que leva infraestrutura e serviços assistenciais a moradores de áreas de difícil acesso, já realizou mais de 105 mil atendimentos desde a sua implementação, em fevereiro de 2023. O programa da Prefeitura de Maceió chegou a 90 grotas da capital com obras de revitalização, construção de escadarias, iluminação pública em LED, assistência em saúde, cadastramento de currículos e cadastro ou atualização cadastral do Bolsa Família, NIS, BPC/LOAS.

A assistência à saúde é uma das prioridades do programa e realizou mais de 86 mil atendimentos, ofertando campanhas de vacinação, fisioterapia, nutricionista, testes rápidos que detectam diferentes enfermidades, aferição de pressão arterial e de glicemia, consultas médicas, marcação de exames e de consultas especializadas com o sistema Pronto!, entre outros. Além dos atendimentos na tenda da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), equipes da pasta também realizam visitas domiciliares.

A equipe da Unidade de Zoonoses realiza consultas veterinárias e faz aplicação de vacina antirrábica e de vermífugos em cães e gatos. A Secretaria Extraordinária do Bem-Estar Animal complementa os atendimentos aos animais com castração de gatos (machos e fêmeas) mediante triagem no dia anterior e a inserção de microchips com informações dos pets e seus donos (para o caso de o animal se perder).

Infraestrutura

Atendendo aos anseios da população, a Prefeitura de Maceió tem concentrado esforços em melhorar a segurança e a qualidade de vida das população residentes nas áreas de encostas, que enfrentam riscos e temem desabamentos em dias de chuvas. Para sanar esse problema, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizou serviços em 28 encostas espalhadas por mais de 10 bairros da capital, com investimentos ultrapassam R$ 50 milhões.

A Seminfra também revitalizou e construiu escadarias em 26 comunidades da capital. Mais de 800 toneladas de asfalto foram utilizadas para melhorar a acessibilidade das vias.

Um investimento superior a R$ 5 milhões, feito através da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), contemplou 34 grotas com parque de iluminação 100% em LED. A capacidade de luminosidade dos equipamentos proporcionou muitos benefícios aos moradores, como a segurança e a possibilidade de poder usufruir sem medo de equipamentos públicos, como as praças e outros espaços de lazer, durante a noite.

“É uma alegria para nós que estamos em campo toda semana, nos esforçando para levar atendimentos dos mais variados e com qualidade para a população, poder olhar em retrospecto e ver a quantidade de atendimentos que já realizamos até o momento. É realmente um sucesso, estamos muito contentes, mas não iremos nos acomodar. O foco é sempre progredir e atender cada vez mais pessoas”, declarou o coordenador do programa, Sergio Miranda.

Desenvolvido pela atual gestão e organizado pela Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov), o Brota na Grota se destaca como o maior programa de assistência social do Brasil, levando atendimentos de várias secretarias diretamente na porta da comunidade.

Entre os órgãos que participam do programa estão as secretarias municipais de Educação, Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar, Desenvolvimento Habitacional, Juventude e Lazer, Instituto de Planejamento Urbano, Departamento Municipal de Transportes e Trânsito. Além destes, contribuem com atendimentos a Equatorial e a Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/AL.

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