Brota na Grota transforma vida de maceioenses com cidadania e dignidade

Programa já realizou 205 mil atendimentos levando saúde, educação, infraestrutura, assistência social e outras ações essenciais a 134 comunidades

Suzana Gonçalves 13/02/2025 às 09:00
Brota na Grota transforma vida de maceioenses com cidadania e dignidade
Iluminação em LED nas grotas proporciona segurança e permite uso de áreas de lazer durante a noite. Foto: Jonathan Lins

Inaugurado em 2023, na gestão do prefeito JHC, o Brota na Grota se consolidou como modelo de atuação sempre presente no dia a dia dos maceioenses, contando com 205 mil atendimentos itinerantes realizados desde sua criação. Por meio de trabalho conjunto de várias secretarias, diversos serviços essenciais já foram levados a 134 comunidades vulneráveis de Maceió, trazendo dignidade para quem mais precisa da gestão.

O programa oferece uma rede de serviços, que vão desde atendimentos nas áreas da saúde humana e animal, assistência social, infraestrutura, limpeza urbana até emissão de documentos, negociação de débitos, cadastro em serviços oferecidos pela Prefeitura, oportunidades de emprego e matrículas escolares. Tudo isso sem a população precisar sair do seu bairro. 

Segundo o prefeito de Maceió, JHC, o Brota na Grota surgiu da necessidade de corrigir um déficit histórico deixado por antigas gestões e, assim, assegurar que essas pessoas finalmente deixassem de ser invisíveis por meio do maior programa de inovação e inclusão social do Brasil. 

“Com o Brota na Grota, conseguimos promover inclusão social, além de despertar o sentimento de pertencimento. A Prefeitura está presente em cada pedacinho das grotas, facilitando a vida de quem mais precisa da gestão. Para isso se tornar possível, organizamos as contas e alocamos os recursos de maneira mais eficiente. O que faltava antes era vontade política”, declarou JHC. 

Maria Madalena da Silva, de 54 anos, é moradora no Benedito Bentes e há 23 anos sonhava em ver sua rua asfaltada. O sonho só virou realidade com o trabalho da atual gestão, através do programa Brota na Grota. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura já investiu na pavimentação de mais de 800 ruas como a dela, entre asfaltadas e aquelas em andamento.

Maria Madalena esperou 23 anos para ver a rua onde mora, no Benedito Bentes, pavimentada e livre do lamaçal. Foto: Alisson Frazão
Maria Madalena esperou 23 anos para ver a rua onde mora, no Benedito Bentes, pavimentada e livre do lamaçal. Foto: Alisson Frazão

“Antes eu saía da minha casa e chegava toda suja nos lugares, hoje eu saio sem sujar meus pés de lama. Graças primeiramente a Deus e depois ao meu prefeito, a gente não se suja, não tem mais problema com lama, a água não invade as casas, antes era muita dificuldade. Aí o JHC fez pra nós e eu tenho muito orgulho de tudo que ele tem feito na minha região”, relatou agradecida.

Já Luiz Henrique Máximo, de 37 anos, também morador da parte alta, afirmou que o programa é um dos melhores projetos criados pela Prefeitura, cujas ações trouxeram melhorias não somente na sua qualidade de vida, como de toda sua família. 

“Antigamente tínhamos ruas e escadarias com muita lama, buracos, valas abertas para esgoto, escuridão com apenas lâmpadas das casas que iluminavam as ruas e becos. Hoje eu e meus familiares temos mais dignidade, com ruas asfaltadas, saneamento, lâmpadas de LED, quadras de esportes reformadas, essas ações trazem mais segurança e qualidade de vida pra gente”, disse. 

Desempregada há três anos, a estudante Pollyana de Ananias Bezerra, de 34 anos, está investindo em uma nova profissão. Assim como Maria Madalena e Luiz Henrique, que já foram beneficiados com as ações do programa, ela também tem esperança de ser contemplada. Através do Brota na Grota, Pollyana conseguiu se inscrever no Sine Maceió para tentar uma reposição no mercado de trabalho.

Pollyana fez a inscrição no Sine Maceió durante ação do Brota na Grota e espera conseguir um emprego para pagar a faculdade. Foto: Beto Macário
Pollyana fez a inscrição no Sine Maceió durante ação do Brota na Grota e espera conseguir um emprego para pagar a faculdade. Foto: Beto Macário

“Estou iniciando a faculdade de psicopedagogia e gostaria de atuar na área da educação. Tô tentando arrumar um emprego para poder pagar as mensalidades. A proposta do Brota na Grota é muito interessante, porque ele acontece perto da gente, perto de casa, oferecendo serviços e, principalmente, a oportunidade de tentar uma vaga, ação que não poderia fazer facilmente em contato com as empresas diretamente”, avaliou.

SEGOV

Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h