Brota na Grota leva orientações jurídicas e oportunidades a mulheres vítimas de violência

Público feminino procura por orientações sobre violência doméstica, guarda dos filhos e pensão alimentícia

Deborah Freire/Secom Maceió 01/03/2024 às 13:34
Brota na Grota leva orientações jurídicas e oportunidades a mulheres vítimas de violência
Atendimento do Brota na Grota. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Todas as sextas-feiras, quando é realizada a ação itinerante do Brota na Grota nas comunidades da periferia, muitas mulheres veem a oportunidade de obter esclarecimentos importantes sobre situações que vivenciam ou vivenciaram.

De acordo com dados da Secretaria da Mulher (Semuc), a cada evento, em torno de 10 pessoas procuram auxílio jurídico por serem vítimas de violência doméstica ou enfrentarem disputa pela guarda dos filhos ou por pensão alimentícia.

O dado mostra a importância da prestação do serviço nas regiões de grotas e outras localidades de difícil acesso, onde mulheres enfrentam situações de vulnerabilidade. Nesta sexta-feira (1º), o atendimento foi realizado no Jardim Oiticica, no Benedito Bentes.

A assessora jurídica da Semuc, Thaís Brandão, explica que além das orientações, o Brota na Grota leva oportunidades, como inscrição na CNH Social e aluguel social dentro do contexto da Lei Maria da Penha, cursos profissionalizantes e promove um dia de autocuidado.

“Nós promovemos esse auxílio jurídico para que essas mulheres possam ter um pouco mais de segurança. Aqui a gente faz o encaminhamento para que elas possam resolver questões de guarda dos filhos, pensão alimentícia, agressão que sofrem ou sofreram de ex-companheiros”, disse.

Além das orientações, as moradoras do Jardim Oiticica também buscaram o serviço de corte de cabelo e escova. Maria Carvalho foi atendida pelo médico clínico e tomou vacinas atrasadas, mas aproveitou para sair do evento mais bonita.

Ela aprovou a comodidade da ação da Prefeitura de Maceió. “A gente fica feliz, né, porque está sempre precisando. É maravilhoso para a comunidade, porque o posto é um pouco distante, tenho que sair de casa às cinco e meia da manhã. Então, a gente só tem a agradecer”, elogiou.

Quem também utilizou os serviços foi Débora Maria de Sousa, que levou os filhos Sarah e Davi, de quatro e nove anos. Ela se consultou com o médico, vacinou as crianças, recebeu atendimento do Cadastro Único e logo estava livre para deixar os pequenos aproveitarem as atividades infantis.

Eles participaram da pintura facial e aprenderam um pouco sobre reciclagem. “A gente precisa disso, desse apoio. Essa ação ajuda muito, porque com duas crianças fica difícil de se deslocar. Espero que venham mais vezes”, afirmou.

O Brota na Grota leva aos bairros serviços de nove secretarias, como atualização do Cadastro Único, cadastro no Cartão Vamu, inclusão em benefícios para mulheres, atendimento de saúde, veterinário, cadastro no Sine Maceió, atividades esportivas, matrícula de jovens e adultos, mutirão de limpeza e conscientização ambiental.

O artesão José Firmo é gari, mas foi chamado para participar do programa há alguns meses para expor seus produtos feitos com material reciclável. A mesa cheia de objetos de plástico, papel machê e muitas cores chamou a atenção de crianças e adultos. “Desde que eu era criança, eu já gostava de olhar para uma garrafa pet e transformar ela em arte. E fui ficando adulto e fui me desenvolvendo e aprendendo. Hoje o meu trabalho está aqui e em vários cantos do mundo”, contou.

A próxima edição do Brota na Grota será realizada no dia 8 de março, na Grota do Estrondo, bairro Pitanguinha, das 9h às 15h.

SEGOV

Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h