Ações do Brota na Grota na parte alta promovem inclusão social na periferia

No Benedito Bentes, Clima Bom e Novo Mundo, moradores de grotas já puderam obter atendimentos este ano

Deborah Freire / Secom Maceió 15/02/2024 às 12:34
Ações do Brota na Grota na parte alta promovem inclusão social na periferia
Uma vez por semana, secretarias levam serviços para mais perto da população / Foto: Juliete Santos (Secom Maceió)

Quando a estrutura da Prefeitura de Maceió começa a ser montada nas comunidades de difícil acesso beneficiadas pelas ações itinerantes do Brota na Grota, a população local já sabe os serviços que vai encontrar. Uma vez por semana, as secretarias municipais chegam mais perto das pessoas para levar inclusão social e, desde o início do ano, o programa tem priorizado a parte alta da capital.

No Benedito Bentes, Clima Bom e Novo Mundo, moradores de grotas e de regiões próximas já puderam obter atendimentos na área da saúde, assistência social, educação, esporte, cultura e muitos outros.

Em média, cada ação itinerante, realizada quase sempre às sextas-feiras, consegue realizar de 500 a 600 atendimentos, de forma rápida e acessível para quem mais precisa.

Marcela da Rocha conheceu a facilidade do programa e aproveitou todos os serviços de que precisava. Ela é de Goiânia e mora no Residencial Maceió 1, no bairro Cidade Universitária, mas saiu cedo de casa para ser atendida pelo Brota na Grota quando a ação passou pelo bairro Novo Mundo. Ela saiu de longe porque soube pelos vizinhos da rapidez e acessibilidade dos serviços da Prefeitura durante as ações itinerantes.

“Eu estava tentando fazer o cadastro para atualizar o meu Bolsa Família e não conseguia. Aí eu perguntei aos meus vizinhos e me disseram que essa ação facilitava muito a vida do pessoal de Maceió. Por isso eu vim, já atualizei o meu cartão do SUS e ainda trouxe minha filha pra cortar o cabelo”, disse.

Em outra ação, a jovem Maria Luiza, mãe de um bebê de três meses, aproveitou a presença da Prefeitura perto de casa para fazer seu cadastro do NIS e atualizar o Bolsa Família do filho. “A gente que é mãe aproveita e já vai correndo para resolver e facilitar mesmo a nossa vida. Não tem filas nem preocupações com deslocamentos, já que é bem perto de casa”, destacou.

Na quinta-feira passada, dia 8, o Brota na Grota esteve no conjunto Caetés, no Benedito Bentes, e realizou mais de 500 atendimentos. Na área de saúde, além de vacinas e testes rápidos, a população encontrou atendimento médico e de enfermagem, fisioterapia, nutrição e assistência social.

As consultas veterinárias, vacinação e vermifugação de cães e gatos também são muito procuradas. Na última edição, totalizaram 168 atendimentos. Em seguida, a Secretaria de Desenvolvimento Social teve 78 registros, sendo a maioria atualização do Cadastro Único. Também participaram as secretarias da Mulher, do Esporte, da Educação, o Departamento de Transportes e Trânsito e a Autarquia de Limpeza Urbana.

Na próxima semana, o Brota na Grota estará no Terminal Rosane Collor, no Clima Bom, das 9h às 16h, onde encerra a programação do mês. O programa tem como objetivo garantir a inclusão social e levar informação para as pessoas que mais precisam.

“É uma grande alegria promover esse evento para beneficiar comunidades de grotas e de regiões da periferia no geral. Através do Brota na Grota, a Prefeitura de Maceió traz os serviços das secretarias às comunidades que mais precisam. Muitas vezes as pessoas não têm nem o básico, que é informação, que é saber a que benefícios tem direito, e nós levamos isso aos bairros”, destacou o coordenador do Brota na Grota, Sérgio Miranda.

SEGOV

Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h