Ação itinerante do Brota na Grota atende mais de 100 usuários do Cadastro Único em um dia

Programa leva serviços essenciais da Prefeitura de Maceió para mais perto da população

Maria Maia/Secom Maceió 23/02/2024 às 14:57
Ação itinerante do Brota na Grota atende mais de 100 usuários do Cadastro Único em um dia
Ações itinerantes do Brota na Grota oferecem serviços essenciais à comunidade. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

A ação itinerante do Brota na Grota chegou, nesta sexta-feira (23), ao terminal de ônibus do conjunto Rosane Collor, bairro Clima Bom, parte alta de Maceió. A iniciativa foi realizada das 9h às 15h, com a participação de diversas secretarias municipais. Na ocasião, mais de 100 pessoas utilizaram os serviços do Cadastro Único.  

Segundo a coordenadora da equipe do Cadastro Único do Brota na Grota, Izabella Brasil, mais de 100 pessoas se inscreveram ou atualizaram o cadastro e o Número de Identificação Social (NIS), além de outros serviços que ajudam a população maceioense a ser beneficiada pelos programas sociais do Governo Federal e da Prefeitura de Maceió, com apoio das equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).

Dona Maria fez o cadastro do NIS.  Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Dona Maria fez o cadastro do NIS. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

“Eu tenho 86 anos, moro há mais de 30 aqui no Rosane Collor, e nunca tinha visto uma ação como essa. Agora, tive meu problema resolvido sem nem precisar me deslocar para um lugar longe. A Prefeitura de Maceió está empenhada em ajudar a população. Gostei muito do atendimento, da estrutura e da organização das pessoas que estão trabalhando”, contou emocionada. 

Outra beneficiada, Alexsandra de Lima, mãe de duas crianças, destacou a facilidade de receber atendimento próximo de casa, evitando deslocamentos e dificuldades logísticas.

Família participa de ação itinerante do Brota na Grota. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Família participa de ação itinerante do Brota na Grota. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

“É muito gratificante receber atendimento perto de casa, porque para mim que tenho duas crianças, fica mais difícil eu chegar e ir até a sede do Cadastro Único. E aqui facilitou por ser perto e não precisei deixar os meus filhos com ninguém para resolver essas questões”, disse. 

O coordenador do programa Brota na Grota, Sérgio Miranda, destacou as ações itinerantes que foram realizadas, com a participação de nove secretarias.

Além dos serviços do Cadastro Único, a ação contou com a presença de profissionais da saúde, oferecendo serviços como aferição de pressão, medição de glicemia e atendimento médico.

Tanisia Almeida dos Santos aproveitou a oportunidade para cuidar de sua saúde, elogiando a rapidez e eficiência do atendimento.

"Brota na Grota facilitou muito a vida da gente”, diz moradora do Rosane Collor. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
"Brota na Grota facilitou muito a vida da gente”, diz moradora do Rosane Collor. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

“Essas ações são maravilhosas, com atendimento rápido. Antes, a gente precisava dormir na fila para receber atendimento médico, e hoje vim me consultar com o clínico médico, onde ele vai fazer a avaliação, passar os medicamentos e solicitar os exames que eu preciso, sem nem precisar gastar. O Brota na Grota facilitou muito a vida da gente”, disse. 

A equipe da Causa Animal também marcou presença, prestando atendimento veterinário e vacinação aos animais de estimação da comunidade.

A Secretaria de Esportes proporcionou atividades recreativas, como futebol de mesa, enquanto os moradores desfrutaram de diversos outros serviços, incluindo benefícios como o Cartão Vamu e matrículas na rede pública municipal de ensino.

O Brota na Grota já realizou 84 mil atendimentos em 72 grotas de Maceió com um investimento de quase R$ 30 milhões. Somente em contenção de encostas serão investidos R$ 158 milhões.

SEGOV

Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h