Ação itinerante do Brota na Grota atende mais de 100 usuários do Cadastro Único em um dia
Programa leva serviços essenciais da Prefeitura de Maceió para mais perto da população
A ação itinerante do Brota na Grota chegou, nesta sexta-feira (23), ao terminal de ônibus do conjunto Rosane Collor, bairro Clima Bom, parte alta de Maceió. A iniciativa foi realizada das 9h às 15h, com a participação de diversas secretarias municipais. Na ocasião, mais de 100 pessoas utilizaram os serviços do Cadastro Único.
Segundo a coordenadora da equipe do Cadastro Único do Brota na Grota, Izabella Brasil, mais de 100 pessoas se inscreveram ou atualizaram o cadastro e o Número de Identificação Social (NIS), além de outros serviços que ajudam a população maceioense a ser beneficiada pelos programas sociais do Governo Federal e da Prefeitura de Maceió, com apoio das equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes).
“Eu tenho 86 anos, moro há mais de 30 aqui no Rosane Collor, e nunca tinha visto uma ação como essa. Agora, tive meu problema resolvido sem nem precisar me deslocar para um lugar longe. A Prefeitura de Maceió está empenhada em ajudar a população. Gostei muito do atendimento, da estrutura e da organização das pessoas que estão trabalhando”, contou emocionada.
Outra beneficiada, Alexsandra de Lima, mãe de duas crianças, destacou a facilidade de receber atendimento próximo de casa, evitando deslocamentos e dificuldades logísticas.
“É muito gratificante receber atendimento perto de casa, porque para mim que tenho duas crianças, fica mais difícil eu chegar e ir até a sede do Cadastro Único. E aqui facilitou por ser perto e não precisei deixar os meus filhos com ninguém para resolver essas questões”, disse.
O coordenador do programa Brota na Grota, Sérgio Miranda, destacou as ações itinerantes que foram realizadas, com a participação de nove secretarias.
Além dos serviços do Cadastro Único, a ação contou com a presença de profissionais da saúde, oferecendo serviços como aferição de pressão, medição de glicemia e atendimento médico.
Tanisia Almeida dos Santos aproveitou a oportunidade para cuidar de sua saúde, elogiando a rapidez e eficiência do atendimento.
“Essas ações são maravilhosas, com atendimento rápido. Antes, a gente precisava dormir na fila para receber atendimento médico, e hoje vim me consultar com o clínico médico, onde ele vai fazer a avaliação, passar os medicamentos e solicitar os exames que eu preciso, sem nem precisar gastar. O Brota na Grota facilitou muito a vida da gente”, disse.
A equipe da Causa Animal também marcou presença, prestando atendimento veterinário e vacinação aos animais de estimação da comunidade.
A Secretaria de Esportes proporcionou atividades recreativas, como futebol de mesa, enquanto os moradores desfrutaram de diversos outros serviços, incluindo benefícios como o Cartão Vamu e matrículas na rede pública municipal de ensino.
O Brota na Grota já realizou 84 mil atendimentos em 72 grotas de Maceió com um investimento de quase R$ 30 milhões. Somente em contenção de encostas serão investidos R$ 158 milhões.
Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras
Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá
CEP: 57022-180 - Maceió/AL // Telefone: (82) 3312-5880
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h