Terceira parcela do IPTU 2023 vence nesta quarta-feira (31); saiba onde emitir as guias

O imposto contribui para o desenvolvimento da capital, por meio de ações, obras e serviços essenciais

Luís Otávio Mendonça / Ascom Sefaz 30/05/2023 às 10:49
Terceira parcela do IPTU 2023 vence nesta quarta-feira (31); saiba onde emitir as guias
IPTU deste ano pode ser pago via pix, boleto digital ou boleto fisico. Foto: Ascom Sefaz

Os contribuintes maceioenses têm até esta quarta-feira, dia 31, para pagar a terceira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023. Os boletos do IPTU estão disponíveis na internet, no site da Prefeitura de Maceió (clique aqui) e podem ser emitidos com o número de inscrição imobiliária, encontrada em carnês antigos, ou o CPF do titular e o CEP do imóvel.

Pela guia digital, é possível pagar o imposto via PIX ou com um código de barras que pode ser copiado e colado, facilitando os pagamentos feitos por sites e aplicativos bancários. Ainda é possível quitar o imposto com o boleto físico do IPTU deste ano, entregue pela Prefeitura de Maceió às residências da capital no início do ano.

Caso necessite de algum apoio ou precise tirar dúvidas, o contribuinte pode ser atendido pela Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) pelo e-mail atendimento@semec.maceio.al.gov.br, ou comparecendo à sede, na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro. Na sede do órgão, o cidadão pode utilizar os computadores e impressoras do setor de autoatendimento para emitir as guias gratuitamente.

O IPTU é um tributo municipal cobrado anualmente e o valor arrecadado possibilita a ampliação de obras, ações e serviços essenciais para a população e que são importantes para o desenvolvimento da capital.

Os imóveis que não estiverem com o imposto em dia podem ser inscritos em dívida ativa, trazendo consequências para o titular como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)