Servidores da Sefaz compartilham histórias de dedicação e compromisso com o serviço público

Servidores destacam o papel do serviço público na transformação da cidade e a rotina de trabalho

Luís Otávio/Ascom Sefaz 30/10/2025 às 12:00
Servidores da Sefaz compartilham histórias de dedicação e compromisso com o serviço público
Depoimentos refletem a dedicação dos profissionais. Foto: Ascom Sefaz

O final do mês de outubro traz consigo a data especial do Dia do Servidor Público, comemorada no dia 28. Embora criada em 1939, durante o governo do presidente Getúlio Vargas, sua oficialização no calendário ocorreu anos depois, em 1990, por meio da Lei nº 8.112.

Por isso,  a Secretaria Municipal de Fazenda(Sefaz), celebra o empenho daqueles que, diariamente, colaboram para a construção de uma Maceió com mais qualidade de vida para todos.

Entre tantos servidores que fazem o serviço público acontecer, Hélio Marques, é um dos rostos que representam a dedicação no atendimento ao público. Responsável pela Triagem, ele vive o dia a dia de quem acolhe o contribuinte com atenção desde o primeiro contato até o final do atendimento.

“Este é um setor de grande importância na vida do contribuinte e da Secretaria, é onde o contribuinte tem o primeiro contato ao chegar para realizar o seu atendimento. No momento que eu chego na Secretaria, verifico todas as máquinas e o painel do chamado de senhas. Aí, abro as portas da Sefaz e espero o contribuinte ser atendido’’, conta.

Para ele, ser servidor público é estar ciente do “dever e da obrigação de servir ao público, com o máximo de dedicação possível, e perceber no sorriso do contribuinte, ao final do atendimento, que fez o melhor possível.’’

Hélio Marques, na Triagem, acolhe os contribuintes que chegam à Secretaria. Foto: Guilherme Honório
Hélio Marques, na Triagem, acolhe os contribuintes que chegam à Secretaria. Foto: Guilherme Honório

Atuando no atendimento ao público por meio de processos administrativos e suporte remoto, a servidora Fernanda Maria explica que, entre e-mails, análises e dados cadastrais, sua missão é assegurar que cada demanda seja tratada com agilidade, precisão e responsabilidade. Seu trabalho contribui diretamente para que o atendimento à população siga com eficiência e transparência.

"A função que exerço é facilitar e otimizar as demandas processuais, analisando as informações e respondendo às solicitações em um vasto conjunto de dados, com transparência e eficiência, garantindo, assim, a qualidade e a continuidade dos serviços prestados à população do município de Maceió.”

Com quase quatro décadas de dedicação ao serviço público, Paulo Cesar Siqueira, do setor de Cadastro Imobiliário, faz parte da equipe que carrega a missão de unir técnica, clareza e bom atendimento, fortalecendo a relação entre o contribuinte e a administração municipal.

"Trabalho no cadastro imobiliário e lido com a parte tributária e sou funcionário público há 38 anos. Eu gosto muito da minha função e tento desempenhar com muita dedicação. Sempre priorizo um bom atendimento com o contribuinte, tentando passar claramente o que a gente pretende dele e ele pretende da gente também."

À frente do setor de transporte da Secretaria, Luis Antônio demonstra como a organização e a responsabilidade caminham lado a lado no serviço público. Com mais de 10 anos de experiência, ele revela que sua dedicação é uma forma de garantir que os serviços essenciais continuem funcionando, cuidando de equipes, veículos e processos administrativos com dedicação e atenção.

“Meu trabalho lida com muitas frentes, como gestão de equipe, parte administrativa, operacional e logística. Assim que chego, faço um levantamento dos veículos, da situação deles e do itinerário. Depois, vou para a parte administrativa, onde lido com processos administrativos para que os serviços não paralisem, continuando tendo a sua função, que é essencial na Secretaria’’, diz.

Ele destaca que o orgulho em ser servidor público está em entender a contribuição diária para o funcionamento da Secretaria e nos serviços que ela oferta para a sociedade. 

“É um setor que tem uma importância enorme, que envolve lidar com vidas, ter o cuidado com o patrimônio público, que são os veículos, e a responsabilidade de enfrentar todo o tipo de situação e de cumprir todas as programações que são delimitadas via outros setores e repassados ao setor de transporte."

Luis Antônio, servidor há 10 anos, é responsável pelo transporte da Sefaz Maceió. Foto: Ascom Sefaz
Luis Antônio, servidor há 10 anos, é responsável pelo transporte da Sefaz Maceió. Foto: Ascom Sefaz

O trabalho da servidora Roseane Maria, do setor de Gestão Interna, é de essência contribuição para a manutenção e organização do prédio e das instalações da Secretaria. Seu comprometimento e cuidado com os colegas e os espaços da Secretaria, refletem, não somente no funcionamento interno e na qualidade organizacional que possibilitam que o trabalho diário seja realizado dentro dos padrões, mas na organização que também atinge os contribuintes e visitantes diários. 

"Eu tenho 35 anos de trabalho. Faço parte da administração, abrangendo toda a Secretaria. Os servidores sempre procuram o administrativo, pois estamos à disposição para resolver algumas coisas que eles precisam. Acho muito gratificante o trabalho que eu faço. É um trabalho muito bonito, servindo à Secretaria."

Com mais de três décadas de serviços prestados, Roseane Maria cuida da administração interna da Sefaz Maceió. Foto: Ascom Sefaz
Com mais de três décadas de serviços prestados, Roseane Maria cuida da administração interna da Sefaz Maceió. Foto: Ascom Sefaz
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