Sefaz Maceió realiza apresentação em evento nacional de planejamento público

Em parceria com a Ufal, servidores da Fazenda Municipal abordaram sobre o uso da IA na elaboração de políticas públicas

Guilherme Honório (estagiário)/ Ascom Sefaz 08/05/2025 às 13:18
Sefaz Maceió realiza apresentação em evento nacional de planejamento público
Secretário e servidores da Sefaz Maceió, em parceria com a Ufal, apresentaram artigo sobre o uso da IA na elaboração de políticas públicas. Foto: Cortesia

Na última quarta-feira (7), integrantes da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), apresentaram o artigo "Como a Inteligência Artificial pode ajudar a população a influenciar a formulação de políticas públicas?", durante o 1° Congresso do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan), realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, no Distrito Federal. 

O trabalho, feito em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), trata do uso Inteligência Artificial (IA). o artigo aborda de que maneira a ferramenta pode auxiliar no contato entre sociedade e poder público, bem como os impasses éticos e técnicos relacionados ao tema.

Pela Sefaz Maceió, participaram Jailton Nicácio, Diretor Especial de Planejamento Municipal e autor do texto, junto a outros co-autores, sendo eles o secretário João Felipe e José Gonçalves, Assessor Técnico, que apresentaram o artigo; além da Prof.ª Dra. Marielza Nascimento, da Ufal, também coautora. Acompanhando a equipe, estava presente Marcos Sales, Subsecretário de Orçamento Municipal.

“Estamos aqui, em Brasília, no Conseplan, apresentando um artigo do professor Jailton Nicácio, de como a Inteligência Artificial pode ajudar o poder público na elaboração do orçamento. No nosso caso em específico, na elaboração do PPA (Plano Plurianual) de Maceió, onde será utilizada para transformar a participação popular e vai ajudar a Prefeitura de Maceió a receber todas as demandas, direcionando o melhor caminho possível para essas políticas públicas. Assim, fortalecemos a democracia e melhoramos os instrumentos de gestão nas tomadas de decisões”, disse o secretário João Felipe. 

Além de abordarem sobre um tema contemporâneo, a elaboração do artigo demonstra o fortalecimento dos laços entre o poder público, representado pela Prefeitura de Maceió e a Fazenda Municipal, e o campo acadêmico. Dessa forma, com o apoio científico, modernizam-se as gestões fiscais e orçamentárias do funcionalismo, possibilitando a melhoria dos processos para todos os cidadãos. 

“É uma medida que visa fortalecer a democracia participativa. Dispomos do Participa Maceió, portal on-line no qual os cidadãos podem enviar suas demandas, que irá nos auxiliar em ações mais assertivas na elaboração orçamentária, seja na PPA, seja na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) e com a LOA (Lei Orçamentária Anual)”, pontuou Jailton Nicácio, autor do artigo e diretor-especial de Planejamento Municipal. 

Tendo como tema central a “Reconstrução do Planejamento Nacional”, o 1° Congresso do Conseplan contou com a participação de diversos servidores, incluindo secretários estaduais e municipais, além de pesquisadores e estudantes. A fim de debater sobre os novos rumos das políticas governamentais, o congresso também promoveu a troca de experiências entre os integrantes, auxiliando no aperfeiçoamento das gestões orçamentárias e públicas. 

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: [email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)