Sefaz Maceió funciona em horário especial na última semana do desconto no IPTU 2024

Desconto oferecido pela Prefeitura é um dos maiores e mais vantajosos do Nordeste, em porcentagem e prazo de vencimento

Luís Otávio Mendonça / Ascom Sefaz 26/03/2024 às 11:43
Sefaz Maceió funciona em horário especial na última semana do desconto no IPTU 2024
Atendimento na sede funcionará em horário diferenciado na quinta (28). Foto: Guilherme Honorio

O atendimento na sede da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) de Maceió irá funcionar em horário especial nesta última semana de cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024. A Prefeitura está oferecendo desconto de 10% no pagamento à vista, com vencimento no dia 28 de março, quinta-feira. Além da cota com abatimento também vence nesta quinta-feira (28) a primeira das dez parcelas do IPTU, sem o desconto.

Os contribuintes que ainda não quitaram o imposto poderão contar com o atendimento no órgão, na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, próximo à Praça dos Palmares, das 8h às 16h, na terça e na quarta, e das 8h às 14h na quinta, ponto facultativo municipal.

Nos dias 26 e 27, o setor de autoatendimento estará disponível para impressão gratuita da guia do IPTU. Já na quinta-feira (28), véspera de feriado, o atendimento funcionará das 8h às 14h exclusivamente para o IPTU 2024. Neste dia, outros serviços não serão realizados.

Também é possível emitir a guia pela internet, no site da Sefaz Municipal, em online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024, informando o número de inscrição imobiliária ou o CPF do titular do imóvel e o CEP da propriedade. Também é possível baixar a guia com a ajuda da Roberta, a atendente virtual da Sefaz, disponível no online.maceio.al.gov.br.

Além da cota única, também vence nesta quinta-feira (28) a primeira das dez parcelas do IPTU, sem o desconto. A Sefaz recomenda que os contribuintes que optarem pelo atendimento presencial no órgão levem consigo os carnês de IPTU de anos anteriores ou boletos antigos.

O IPTU é um imposto municipal que arrecada recursos destinados a obras e políticas públicas que beneficiam toda a população e que atendem as áreas da saúde, educação, infraestrutura e oferta de serviços. O desconto oferecido pela Prefeitura é um dos maiores e mais vantajosos entre as capitais brasileiras, em porcentagem e prazo de vencimento maior do que outras capitais.

O não pagamento deste tributo pode levar a inscrição em dívida ativa e, com isso, trazer sérias consequências para o titular do imóvel, como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.

Atendimento especial IPTU 2024
Rua Pedro Monteiro, 47, Centro

Dias 26 e 27
Das 8h às 16h

Dia 28 (Último dia)
Das 8h às 14h - Somente IPTU 2024

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)