Secretaria de Economia se prepara para a implantação do portal Contencioso

Plataforma vai facilitar a abertura e andamento dos processos administrativos relacionados aos autos de infração enviados pelo Município

Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec 30/08/2022 às 15:32
Secretaria de Economia se prepara para a implantação do portal Contencioso
Previsão é de que o novo sistema já esteja disponivel em setembro

A Secretaria Municipal de Economia (Semec) está se preparando para a implantação do Contencioso On-line, plataforma que será responsável pelo recebimento dos processos relacionados à contestação dos autos de infração enviados pelo Município. A previsão é a de que o portal do Contencioso já esteja disponível para uso já no próximo mês de setembro.

Com o Contencioso, a abertura e o andamento dos processos administrativos relacionados à contestação dos autos notificados pela Prefeitura ficará ainda mais fácil e acessível para os contribuintes.

Os autos de infração são notificações oficiais enviadas pelo Município aos contribuintes para que eles sejam informados sobre processos administrativos instaurados em face do mesmo, dando a oportunidade para que ele se defenda juridicamente.

Atualmente, esse processo é realizado por meio do Sistema Unificado de Processo Eletrônico (SUPE) da Prefeitura. Boa parte dos documentos e arquivos relacionados ao processo ficam armazenados em formato físico, devido a determinadas exigências e especificações. A partir da implantação do Contencioso, todo o andamento do processo, da abertura até o ato final e arquivamento, será realizado digitalmente. Além disso, o contribuinte poderá abrir e utilizar o novo sistema a qualquer hora do dia, durante toda a semana.

De acordo com o secretário-adjunto de Administração Tributária da Semec, Alexandre Lopes, a implantação do Contencioso será feita seguindo etapas que priorizam a adaptação na utilização do sistema por parte dos auditores fiscais do Município, dos contribuintes e dos setores representativos que lidam com esse tipo de processo.

“Nessa fase inicial, iremos oferecer toda a assistência aos setores representativos que trabalham com processos dessa natureza aqui no Município. Também iremos disponibilizar um conteúdo explicativo que será destinado aos contribuintes”, explicou.

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: [email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)