Secretaria de Economia auxilia contribuintes na adaptação ao novo sistema de NFS-e
Município disponibiliza um canal de atendimento técnico voltado para sanar as dúvidas e dificuldades na emissão de notas fiscais
Os contribuintes que precisam emitir notas fiscais ou se cadastrar no novo site de emissão e escrituração de NFS-e da Prefeitura de Maceió podem contar com a orientação da Secretaria Municipal de Economia (Semec) para tirar dúvidas por e-mail ou por vídeo tutorial. O novo sistema está em vigor desde 1° de agosto e a atualização trouxe mudanças no acesso e nas ferramentas de uso.
Para auxiliar a população, a Secretaria está disponibilizando um canal de atendimento técnico voltado, especificamente, para as dúvidas e dificuldades na emissão de notas fiscais, entre outros serviços dessa natureza.
Basta que o cidadão entre em contato com a Semec pelo [email protected] e informe no título do e-mail que o seu pedido está relacionado a notas fiscais de serviço eletrônicas/NFS-e. Este canal é o único voltado para demandas de NFS-e e a Semec tem, no máximo, até 48 horas para responder o solicitante.
Por e-mail, o contribuinte será auxiliado a resolver problemas de emissão de notas, cadastro na nova plataforma, registro do seu CPF como representante legal de uma empresa, apuração do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e qualquer outra dificuldade que ele possua.
Além da Central de Atendimento, o cidadão também pode tirar suas dúvidas pelo próprio site, na opção ‘GissOnline Ajuda’, na página principal. Nesta ferramenta ele irá encontrar uma série de vídeos explicativos que reúnem as principais dúvidas sobre a utilização da plataforma e o passo a passo para resolvê-las.
O órgão reforça que neste período inicial de adaptação ao novo sistema irá oferecer todo o suporte necessário aos prestadores de serviço, contadores, autônomos e demais contribuintes que necessitam da plataforma da Prefeitura para exercer suas atividades diariamente.
Vinculação de empresas: como fazer?
Uma das principais dúvidas é em relação à vinculação do CPF do usuário às empresas que ele representa. Nesse caso é necessário que o contribuinte vá na opção ‘Administrador/Procurador’ preencha os dados (CPF, senha, código de validação enviado por SMS) até chegar na etapa ‘Empresas’. Lá, ele deve informar todos os dados da empresa e concluir a etapa para ter acesso ao sistema como representante legal.
Um e-mail será encaminhado para o representante ou representantes contábeis da empresa notificando a solicitação de acesso ao sistema. A liberação independe da Secretaria.
Luís Otávio Mendonça (estagiário) / Ascom Semec
Secretaria Municipal de Fazenda
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Central de Atendimento ao Contribuinte: [email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)