Prefeitura se reúne com servidores municipais para debater reajuste salarial
A audiência pública foi realizada pela Câmara Municipal em uma iniciativa alinhada entre o Legislativo e o Executivo
A Prefeitura de Maceió se reuniu nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal, no Jaraguá, com servidores, parlamentares e a sociedade civil para apresentar as propostas de reajuste salarial para 2023. No encontro, a Prefeitura endossou as medidas de progressão na folha municipal tomadas desde o início da atual gestão. A audiência contou com a presença dos secretários municipais de Economia, João Felipe Borges; e de Gestão, Ivan Carvalho.
Após a conversa sobre a data-base das categorias, a Prefeitura propôs o reajuste de 5,79% para 2023, a ser pago a partir do mês de agosto. Nos últimos dois anos, o Município realizou quatro progressões por mérito, que estavam atrasadas; além de conceder todas as cinco progressões para a educação, adicionalmente aos reajustes dados a todos os servidores. Tais medidas estavam paralisadas desde 2018, sem progressões ou reajustes definidos por quase 6 anos.
O secretário municipal de Gestão, Ivan Carvalho, ressaltou a importância de estreitar o diálogo entre o executivo e os servidores, apresentando os dados e informações solicitadas e esclarecendo os principais tópicos de interesse da classe. "Com a participação do povo e dos seus representantes teremos um momento transparente e a oportunidade de apresentarmos os dados financeiros para o próximo exercício com o nosso quadro fiscal. Chegamos com a expectativa de sairmos daqui com um nível de maturação necessário e que a data-base possa ser antecipada para beneficiar os servidores e os cidadãos", afirma.
A apresentação também esclareceu à população, com dados e índices atualizados, a atual situação das finanças do Município e as medidas tomadas pela Prefeitura desde 2021. Em dois anos, a gestão do prefeito JHC tem mantido, com responsabilidade e planejamento, a folha salarial em dia e uma saúde financeira sólida, sem comprometer os serviços e os investimentos recordes que tem promovido o desenvolvimento e a justiça social em Maceió. Todas as informações estão disponíveis para consulta pública no Portal da Transparência.
O secretário municipal de Economia, João Felipe Borges, aponta que é essencial que esse debate seja feito mantendo a clareza e a informação dos dados financeiros do Município, algo que é feito desde o ano passado, e considerar o equilíbrio fiscal, os atuais investimentos, a arrecadação e as projeções de futuro. Ele também lembrou dos avanços obtidos até aqui.
“Fomos umas das poucas cidades do país a garantir os 3% de reajuste em 2021, um feito que é fruto do equilíbrio das contas que conseguimos alcançar até aqui, permitindo que, já em 2022, esse reajuste chegasse a 4%. E isso sempre foi feito com muita clareza e diálogo com as categorias e esclarecendo que estamos trabalhando na nossa capacidade e no limite, organizando as contas e ampliando esse limite cada vez mais’’, reforça.
A Prefeitura ainda propôs aos sindicatos que informassem ao Município, até dia 17 de fevereiro, na sexta, a relação de representantes sindicais para iniciar as discussões sobre os reajustes salariais. A próxima rodada de conversas entre a Prefeitura e os sindicatos terá início no dia 28 de fevereiro.
Secretaria Municipal de Fazenda
Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: [email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)