Prefeitura de Maceió investe na economia local com o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico

Projeto vai mapear as capacidades produtivas da capital e as medidas públicas de apoio ao segmento econômico

Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec 18/10/2022 às 12:06
Prefeitura de Maceió investe na economia local com o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico
Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico será propulsor da economia. Foto: Emile Valões/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió se prepara para dar os primeiros passos para a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE), projeto voltado ao crescimento da economia e apoio às empresas da capital. A Secretaria Municipal de Economia (Semec) é a pasta que ficará responsável pelo estudo e execução do PMDE, que atende aos compromissos firmados pelo plano de governo do prefeito JHC.

É a primeira vez que um plano desse porte é voltado a este segmento e será implantado em Maceió. O PMDE tem como objetivo implantar medidas que impactem não somente o setor econômico, mas também a qualidade de vida e a oportunidade de novos investimentos e negócios em Maceió.

Para seguir com o plano, a Prefeitura de Maceió vai estudar os segmentos e as capacidades produtivas da capital, as atividades econômicas em ascensão, os dados de empregabilidade e mercado de trabalho e os incentivos promovidos pelo poder público para o desenvolvimento econômico, e, a partir desses resultados, aplicar medidas estratégicas.

De acordo com o secretário municipal de Economia, João Felipe Borges, com o equilíbrio financeiro e a solidez fiscal alcançadas pela Prefeitura no primeiro ano de gestão, a capital alagoana hoje é capaz de investir no desenvolvimento socioeconômico com responsabilidade e segurança.

“Maceió já colhe frutos do trabalho que a atual gestão vem realizando, como o bom reconhecimento na capacidade de pagamento, os investimentos recordes, as boas colocações em rankings nacionais. Seguimos para um cenário próspero de mais investimentos e desenvolvimento em nossa capital’’, destacou.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico de Maceió, Eduardo Monteiro, explica que o plano de ação conta com estratégias que vão desde a implantação de novas medidas como a revisão dos que já existem.

"Com o PMDE, a Prefeitura irá atuar em áreas como o mapeamento de tendências econômicas, competitividade, incentivos e também a percepção da sociedade civil, que será parte atuante na construção dessas medidas’’, concluiu.

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)