Prefeitura de Maceió avança na implantação de novo sistema de gestão financeira e orçamentária

Novo sistema será único e integrado e irá melhorar a qualidade da informação contábil do Município

Ascom Sefaz 06/11/2023 às 15:11
Prefeitura de Maceió avança na implantação de novo sistema de gestão financeira e orçamentária
Encontro contou com membros da Prefeitura de Maceió e da Câmara Municipal. Foto: Cortesia

Membros da Contadoria Municipal da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), junto a servidores da Câmara Municipal de Maceió, se reuniram nesta segunda-feira (6) para avançar na implantação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC).

A implantação do SIAFIC é uma determinação da Lei Complementar nº 156/2016, que altera a Lei 101/2000 e que foi ratificada pelo Decreto 10.540. A medida define de forma mais detalhada todo o padrão mínimo de qualidade que deve ser observado pelos municípios, por meio da adoção de um sistema integrado e padronizado de administração financeira e controle do tesouro municipal. O SIAFIC será integrado aos sistemas estruturantes de folha, patrimônio, compras, contratos, obras, tributos e outros.

A implantação do SIAFIC irá melhorar a qualidade da informação contábil, elevando a nota do município de Maceió no ranking da qualidade da informação. O treinamento do SIAFIC é mais uma fase do Plano de Ação de implantação do sistema. Outros processos ligados à implantação do sistema já estão em fase avançada, como a integração do sistema tributário, o sistema de contratos, entre outros. 

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