Microempreendedores Individuais devem enviar Declaração de Faturamento até 31 de maio

Salas do Empreendedor estão oferecendo auxílio gratuito para dúvidas ou dificuldades

Luís Otávio Mendonça/Ascom Sefaz 24/05/2023 às 14:09
Microempreendedores Individuais devem enviar Declaração de Faturamento até 31 de maio
Salas do Empreendedor reforçam atendimento durante a reta final da DASN. Foto: Secom Maceió

O prazo para o envio da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI) de 2022 termina no dia 31 de maio. Nesta reta final, as Salas do Empreendedor estão oferecendo auxílio gratuito aos Microempreendedores Individuais (MEI's) que ainda não declararam ou estão declarando pela primeira vez e possuem dúvidas ou dificuldades.

Maceió conta hoje com mais de 72 mil microempreendedores, formalizados atuando no Município. Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), pouco menos da metade dos MEI's de Maceió ainda não realizaram a declaração.

A DASN é uma das obrigações do MEI e deve informar todo o rendimento bruto obtido pela empresa no ano de 2022. O documento pode ser feito pela internet de forma autônoma (aqui) ou com a ajuda das Salas que atendem em quatro pontos da capital, no Centro da capital e nos shoppings Maceió, Pátio e Parque. 

O MEI que precisar de qualquer tipo de apoio pode ser atendido por Whatsapp ou presencialmente, com agendamento. Para ser atendido por mensagem, basta entrar em contato com um dos postos de atendimento (confira a lista de contatos abaixo). Caso prefira ser atendido presencialmente, é necessário agendar pela internet.

As Salas que funcionam nos Já! dos shoppings Pátio, Maceió e Parque atendem de segunda a sexta, das 8h às 17h, com agendamento feito no site da Seplag. Já a Sala que fica no Centro atende na Rua Pedro Monteiro, 47, próximo à Praça dos Palmares, de segunda a sexta, das 8h às 14h, com agendamento feito no site da Prefeitura.

A Secretaria Municipal de Fazenda reforça aos microempreendedores que evitem o atraso ou a ausência da Declaração para evitar consequências graves como a perda dos benefícios garantidos pela formalização, entre elas a cobertura previdenciária e o acesso a oportunidades de microcrédito. Além disso, o MEI que estiver em atraso também deverá pagar uma multa no valor mínimo de R$ 50,00, com acúmulos de 2% ao mês. 

Confira abaixo os contatos das Salas do Empreendedor

Sala Centro

Telefone/Whatsapp: (82) 99801-0031

Sala Shopping Pátio Maceió

Telefone/Whatsapp: (82) 99801-0021

Sala Maceió Shopping

Telefone/Whatsapp: (82) 9.9801-0033

Sala Parque Shopping Maceió

Telefone/Whatsapp: (82) 99626-0032

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)