IPTU 2023 com 10% de desconto vence nesta sexta (31); saiba onde emitir as guias

Contribuintes podem emitir guia de pagamento pela internet ou se dirigir a sede da Secretaria Municipal de Economia para imprimir os boletos gratuitamente

Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec 31/03/2023 às 09:00
IPTU 2023 com 10% de desconto vence nesta sexta (31); saiba onde emitir as guias
Desconto de 10% é um dos maiores entre as capitais do nordeste. Foto: Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec

Os maceioenses têm até hoje (31) para aproveitar os 10% de desconto oferecidos no pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023. A primeira das dez parcelas, sem o desconto, também vence nesta sexta. Os boletos de pagamento estão disponíveis no site da Prefeitura de Maceió e também podem ser emitidos presencialmente na Secretaria Municipal de Economia (Semec).

Os interessados em imprimir a guia gratuitamente devem receber orientações ou tirar dúvidas sobre o imposto, e podem se dirigir à sede da Secretaria, na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro.

O órgão funcionará em horário especial nesta sexta (31) das 8h às 16h, para atender a população. Os contribuintes poderão utilizar as impressoras do setor de autoatendimento e além de receber auxílio nos guichês.

Pela internet, é possível emitir o boleto pelo site, aqui, com o número de inscrição do imóvel, que pode ser encontrada em um dos carnês antigos de IPTU. Também é possível encontrar o boleto do imóvel informando o CEP e o CPF do titular. A guia emitida, com exclusividade, pelo site da Prefeitura permite o pagamento com o pix e por aplicativos bancários.

A Prefeitura de Maceió também realizou a entrega dos novos boletos de pagamento, com a cota única e as parcelas, ao longo do mês de março.

O IPTU é um tributo municipal cobrado anualmente e o valor arrecadado possibilita a ampliação de obras, ações e serviços essenciais para a população e que são importantes para o desenvolvimento da capital.

Os imóveis que não estiverem com o IPTU em dia podem ser inscritos em dívida ativa, trazendo consequências para o titular como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)