IPTU 2022 com desconto de 15% vence nesta quarta (20); saiba como emitir a guia

Prazo para o pagamento da primeira das dez parcelas, sem desconto, também termina hoje; guias podem ser emitidas pela internet ou no prédio da Secretaria de Economia

Luís Otávio Mendonça / Ascom Semec 20/04/2022 às 10:07
IPTU 2022 com desconto de 15% vence nesta quarta (20); saiba como emitir a guia
Contribuintes devem emitir uma nova guia para ter direito a prorrogação. Foto: Ascom Semec

Os maceioenses têm até hoje (20) para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 com o desconto de 15% na cota única. Além do pagamento à vista, a Prefeitura de Maceió também oferece a oportunidade de regularizar o tributo de forma parcelada, em 10 vezes, sem abatimento e com a primeira parcela vencendo também nesta quarta.

Quem ainda não quitou o imposto e deseja aproveitar o desconto deve gerar um novo boleto com a nova data. As guias do IPTU 2022 podem ser emitidas pela internet, no site de serviços da Prefeitura, ou presencialmente, no prédio da Secretaria Municipal de Economia (Semec) até as 16h, sem agendamento.

Os contribuintes que receberam o carnê do IPTU e desejam pagar com os 15%, na nova data, devem emitir uma nova guia para ter direito à prorrogação.

Manter o IPTU em dia evita que imóvel seja inscrito em dívida ativa, trazendo consequências para o proprietário como cobranças judiciais, bloqueio em conta corrente e até mesmo o leilão do imóvel.

Saiba como emitir o IPTU 2022

Presencialmente - Para receber o boleto do IPTU 2022, basta ir à sede da Semec, na rua Pedro Monteiro, 47, no Centro, próximo a Praça dos Palmares, até as 16h, levando o número de inscrição do imóvel ou um carnê antigo do IPTU. Não é necessário realizar um agendamento para este serviço.

Pela internet - Emitindo a guia, para a cota única e parcelamento, na ferramenta ‘Emissão Facilitada’, disponível aqui, digitando o número de inscrição do imóvel e gerando o boleto.

Caso não tenha este número, é possível localizar o IPTU imóvel pela ferramenta 'Consulta por Imóvel’, disponível aqui.. Basta baixar o boleto informando o CPF do titular, o endereço, CEP, nome do residencial ou condomínio e número do apartamento ou casa.

O serviço disponibiliza o número sequencial do código de barras, o que facilita o pagamento pela internet e aplicativos bancários.

IPTU 2022 com desconto de 15% vence nesta quarta (20); saiba como emitir a guia
SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)