Fiscais municipais participam de palestra sobre liberdade econômica e desburocratização no setor público
O encontro foi promovido pela Diretoria de Apoio ao Empreendedorismo da Semec
A Secretaria Municipal de Economia (Semec) realizou, na manhã desta segunda (25), um encontro entre fiscais municipais que foram orientados sobre a Lei de Liberdade Econômica e a atuação do Município na fiscalização e liberação de empresas. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), no Jaraguá, e contou com a presença do especialista em desburocratização empresarial, Fabricio Yee.
Durante a palestra, os fiscais foram atualizados sobre as normas da Lei e os impactos da desburocratização. De acordo com Fabrício, é importante esclarecer as dúvidas pertinentes e capacitar o agente municipal para que ele atue da melhor forma possível junto ao setor.
“Neste encontro tratamos da parte legal e operacional, e, além da liberdade econômica, abordamos as soluções que regulamentaram esse processo bem como outras novidades que surgiram com a Lei de Ambiente de Negócios, em 2021. A ideia é trazer conhecimento para a Prefeitura sobre o processo atual e o processo futuro para a abertura de empresas e facilitar o trabalho realizado pelos órgãos’’ afirmou.
A palestra foi uma iniciativa da Diretoria de Apoio ao Empreendedorismo da Semec e contou com a presença de fiscais de diversas pastas do Município, como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SEDET) e a Semscs.
A fiscal da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), Eva Honorato Neto, ressaltou a relevância dos temas tratados na palestra para o trabalho de campo.
“Essa capacitação é de suma importância para a Vigilância Sanitária principalmente no que diz respeito ao Microempreendedor Individual (MEI), pois orienta o fiscal e esclarece dúvidas frequentes sobre a liberação do alvará sanitário", conta.
O fiscal da Semscs, Lourival Bento, também apontou os benefícios que encontros como esse proporcionam. “É uma boa oportunidade para padronizar o entendimento da Lei e facilitar o ambiente de negócios no Município. Dessa forma, temos muito a contribuir por meio de uma fiscalização mais orientada e desburocratizada’’ ressalta.
Secretaria Municipal de Fazenda
Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: [email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)