Estagiários da Sefaz compartilham experiências e aprendizados
Futuros profissionais relatam a trajetória de aprendizado supervisionado em diferentes setores da pasta
Dentro do setor público maceioense, a solidariedade mútua dos profissionais eleva a qualidade dos trabalhos oferecidos à população.
Nesse contexto, os estagiários são fundamentais para a realização de diversos serviços.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Fazenda(Sefaz Maceió) conta com dezenas de estagiários. Provenientes de áreas como arquitetura, tecnologia da informação, contabilidade, administração, direito e comunicação, estão em todos os setores do órgão, agregando conhecimento e colhendo experiências profissionais.
Espaço de aprendizado
Há dois anos, Marquiany Karoliny, estudante de Administração Pública, estagia no setor de Gestão de Pessoas da Sefaz Maceió. A partir da sua área, pôde conhecer mais a fundo a rotina do serviço público, além da importância da Secretaria para o município.
“No setor de Gestão de Pessoas, desempenho atividades ligadas à rotina administrativa, como o controle de ocorrências e frequência dos servidores, organização de documentos funcionais, atendimento e auxílio em ações voltadas ao bem-estar no ambiente de trabalho. Essas tarefas são fundamentais para garantir que o setor de Gestão de Pessoas da secretaria funcione de forma organizada, respeitando prazos, normas e direitos”, explicou Marquiany.
Embora realize tarefas internamente, os resultados afetam de forma positiva o ambiente, refletindo o cuidado com os servidores e a população.
“Quando a Gestão de Pessoas funciona bem, os servidores conseguem desempenhar suas funções com mais tranquilidade e de forma mais eficiente, e isso se traduz em um melhor atendimento ao cidadão. Ou seja, cuidar de quem trabalha na Sefaz é uma forma de cuidar do serviço que chega até a sociedade”, disse.
Com o estágio, a jovem também desenvolveu habilidades e valores essenciais para o futuro profissional. Dentre esses, Marquiany enfatiza a relevância de cada atividade no cotidiano das pessoas. “O maior aprendizado que levo da Sefaz foi ter compreendido e aprendido que cada processo, cada tarefa e cada atendimento tem um impacto real na vida das pessoas. Além disso, pude desenvolver a empatia, responsabilidade e compromisso com o coletivo. Foram valores que se fizeram essenciais durante essa experiência”, destacou.
Com o mesmo tempo de estágio, Karoline Calheiros, do setor do Cadastro, trata dos assuntos imobiliários. Até ela, chegam demandas como o cadastro, análise e revisão de imóveis da capital alagoana. Com isso, a jovem, estudante de Arquitetura e Urbanismo, ajuda na organização imobiliária da cidade.
O trabalho de Karoline ajuda na compreensão do público externo. “São atividades que ajudam os cidadãos a entenderem questões sobre o imóvel que são proprietários. Pontos como o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano(IPTU), criação de uma nova matrícula imobiliária para consultas, dentre outros”, relatou.
Esse contato ampliou as técnicas profissionais da jovem. “Pude aprender a me comunicar com o público. Internamente, de acordo com a demanda que chega, melhorei na questão da organização e que o cuidado com a população vêm sempre em primeiro lugar, para alcançar a população”, declarou.
No Atendimento ao Contribuinte, Mickaelly Correia, acadêmica de Administração, possui uma perspectiva semelhante. “O maior aprendizado foi entender o quanto o serviço público tem impacto na vida das pessoas. Aprendi a ter mais paciência, empatia e responsabilidade com quem procura atendimento. Também melhorei minha comunicação e passei a compreender melhor como funciona a rotina e os processos dentro de um órgão público”, falou.
Há quatro meses estagiando, Mickaelly recebe os contribuintes, acolhendo as dúvidas que trazem consigo, no intuito de solucioná-las da maneira mais elucidativa possível.
“Atendo o público em diferentes demandas, desde a emissão de guias até o encaminhamento de processos. É um trabalho importante porque facilita o acesso dos cidadãos aos serviços e ajuda a manter o atendimento mais ágil e organizado”, explicou.
Ajudar, portanto, é o que baseia o ofício da estagiária, seguindo o padrão humanizado da Secretaria, em respeito maceioense. “Minhas atividades ajudam diretamente as pessoas que procuram a Sefaz. Muitas vezes, o cidadão chega com dúvidas e eu posso orientar, esclarecer e direcionar corretamente, o que facilita o acesso aos serviços e torna o atendimento mais rápido e humanizado”, diz Mickaelly.
Já na Subsecretaria do Tesouro, André Luiz, estudante de Sistema de Informação, lida com “todo o ciclo de vida dos dados”, como ele mesmo definiu.
“Isso envolve desde a engenharia e limpeza até a análise e criação de relatórios e dashboards interativos, principalmente com a ferramenta Power BI. A importância desse trabalho está em transformar um grande volume de dados brutos em insights claros e objetivos. Com isso, os gestores da Sefaz, juntamente com o secretário, podem tomar decisões mais estratégicas e bem-informadas, otimizando a gestão dos recursos para toda a Prefeitura”, completou.
Estagiando no setor há pouco mais de um ano, os afazeres do estagiário, embora técnicos, impactam os cidadãos de Maceió. Através da coleta de informações acuradas, André e sua equipe possibilitam melhorias ao público, tal qual a agilidade no atendimento.
“Um dos projetos que desenvolvo e mantenho é um dashboard focado no atendimento ao público. As métricas geradas por ele permitem que os gestores do setor aprimorem os processos continuamente, tornando o atendimento mais ágil e eficiente. Na prática, isso significa reduzir o tempo que o cidadão leva para ter sua demanda resolvida na secretaria”, disse.
Sobre os aprendizados adquiridos na Sefaz Maceió, o jovem relata que a atual experiência tem sido um divisor de águas, em especial no aprimoramento das noções de gestão pública, econômica e contábil. “Para construir relatórios que fizessem sentido para a Secretaria, precisei mergulhar em temas de economia e contabilidade. Esse conhecimento sobre a gestão pública é inestimável e enriquece meu currículo”, falou.
Imerso no mesmo ambiente tecnológico, Eduardo Pereira, também é estudante de Sistema de Informação e, desde março, estagia na Coordenação de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (CTIT).
Ao longo dos oito meses, juntamente com os colegas de trabalho, construiu mecanismos que pudessem ajudar os servidores, fortalecendo o ambiente organizacional da Secretaria.
“A coordenação pensa nesse e em outros projetos para modernização dos processos inerentes à gestão interna, visando a melhoria do fluxo de informações e facilitando processos que antes demoravam mais. De forma geral, o trabalho tem sua importância voltada à contribuição para um ambiente administrativo organizado, eficiente e trazendo valor aos servidores e à Secretaria”, descreveu Eduardo.
Logo, um ambiente interno estruturado, se reverte em melhorias à população. “O impacto aos cidadãos é de forma indireta. As atividades buscam a melhoria e eficiência da gestão e dos servidores públicos, fortalecendo a estrutura administrativa da Sefaz e, consequentemente, o atendimento aos cidadãos”, contou.
As dificuldades surgidas durante o trabalho, ajudam no aperfeiçoamento das habilidades - sendo, para Eduardo, um dos principais legados profissionais obtidos na Secretaria.
Tais adversidades fazem parte da rotina de Sofia Peixoto, rstagiária da Coordenação Técnica da Auditoria Fiscal (CAF). Há oito meses, a estudante de Direito atua no acompanhamento e execução dos prazos dos processos administrativos.
“Minhas atividades ajudam a dar andamento mais rápido aos processos fiscais, o que facilita a resolução de pendências dos contribuintes com a Prefeitura. Isso traz mais clareza e eficiência no atendimento ao público”, falou Sofia.
Com a oportunidade recebida na Sefaz Maceió, ela pôs em prática seus conhecimentos acadêmicos, além de se aperfeiçoar em outras habilidades - sempre contando com o apoio dos servidores da CAF.
“Aprendi muito sobre responsabilidade no serviço público e a importância de um atendimento eficiente e humanizado para a população. Também me aprimorei na área em que escolhi. Meus colegas de trabalho são sempre muito solícitos para me ajudar a aprender, o que me ajuda muito a desenvolver habilidades e conhecimentos sobre a área econômica e jurídica, principalmente do Direito tributário”, disse.
Na parte orçamentária, Debora Camerino, há seis meses estagia no Planejamento Orçamentário. Apesar de cursar Ciências Sociais, seu exercício na Secretaria não deixa de impactar a população de Maceió. “Minha atuação se concentra em Planejamento e Análise de Dados, e vejo isso como o motor que transforma a arrecadação em serviço de qualidade para o cidadão”, falou.
No momento, a equipe com a qual Debora estagia está no processo de elaboração e monitoramento de três importantes peças financeiras do município: o Plano Plurianual(PPA) 2026-2029; a Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO); e a Lei Orçamentária Anual(LOA). Segundo ela, “o principal objetivo é garantir a sustentabilidade fiscal da cidade. Sem um bom planejamento, não sabemos quanto podemos gastar e onde alocar o dinheiro”.
E um bom planejamento parte também de uma boa gerência de dados. “Com dados precisos, identificamos tendências de arrecadação, apontamos ineficiências nos gastos e apoiamos a alta gestão na tomada de decisões baseadas em evidências”, expôs.
Futuramente, o reflexo desse trabalho acurado será sentido pelos maceioenses, em serviços prestados no dia a dia. “Esse trabalho está preocupado diretamente em atender o público externo de forma planejada. Quando fazemos um bom Planejamento Orçamentário, garantimos que o dinheiro existe para pagar o hospital, o professor e a viatura policial. Isso se traduz em um serviço público contínuo e de qualidade para o cidadão”, explicou.
Com menos de um ano no estágio, Debora entendeu que, por mais analítico que seja o ofício e recheado de números, a entrega ao público, personagem central de todas as decisões, é o que a instiga.
“O que eu destaco como o maior aprendizado aqui na SEFAZ, apesar do pouco tempo, é a capacidade de transformar o rigor técnico em impacto social concreto. Aprendi que não se trata apenas de fechar contas ou calcular índices; é sobre ligar um número complexo no orçamento à inauguração de uma escola ou à melhoria de um programa de saúde. Essa conexão entre a precisão analítica e o foco na entrega de valor público é o que me move”, destacou Debora.
Na Contadoria-Geral do Município, Carlos Morais, graduando em Ciências Contábeis, e atua há dois anos como estagiário e aprimora seus conhecimentos sobre a prestação de contas, que fomenta a transparência municipal, e a consistência das informações contábeis.
“Também acompanhamos os serviços prestados aos demais órgãos do município, atendendo e orientando as unidades gestoras sobre o registro e a execução orçamentária, financeira e contábil, exercendo todas as atividades regimentais e legais conforme estabelecido pelos órgãos de controle e seguindo as normas da Secretaria do Tesouro Nacional”, contou Carlos.
A condição de estagiário não exime o jovem de responsabilidades perante a sociedade, o que representa um marco pessoal e no porvir profissional, sobretudo no setor público. “Pode até parecer um simples estágio, mas representa o primeiro grande passo na construção da nossa carreira. Atuar no serviço público é gratificante, contamos com uma equipe de apoio comprometida, que acolhe e abraça ideias e trabalha junto para transformar cada iniciativa em ação”, afirmou.
Por fim, Carlos ressalta o bom momento pelo qual passa a Secretaria e termina celebrando a data, bem como o trabalho desempenhado pelos servidores da capital alagoana.
“Estamos vivendo um novo momento, com a casa engajada e todos colaborando lado a lado para melhorar continuamente. Neste Dia do Servidor Público, quero parabenizar cada servidor que contribui com o seu trabalho, mostrando que o verdadeiro valor da administração pública está nas pessoas e no esforço em conjunto para servir melhor à sociedade”, finalizou.
Secretaria Municipal de Fazenda
Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: [email protected]
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)