Desconto de 15% na cota única do IPTU é bem recebido pelos maceioenses

Cota única e a primeira das 10 parcelas vencem nesta quinta-feira (31)

Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec 30/03/2022 às 14:40
Desconto de 15% na cota única do IPTU é bem recebido pelos maceioenses
Carnês estão sendo entregues nos domicilios; imposto também pode ser emitido pela internet. Foto: Ascom Semec

Os contribuintes maceioenses têm aderido ao desconto de 15% no pagamento à vista do Imposto Predial e Territorial (IPTU) deste ano, oferecido pela Prefeitura de Maceió. A cota única tem o segundo maior desconto entre as capitais do Nordeste e um dos quatro maiores entre as capitais brasileiras, de acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Economia (Semec).

“Do ponto de vista econômico é um desconto vantajoso e que se destaca entre as deduções oferecidas em outras capitais do país. O prazo de pagamento também é benéfico para o contribuinte, visto que estamos terminando a primeira cota em março, enquanto em outros lugares ela foi encerrada em janeiro ou fevereiro’’ explica o secretário adjunto de Administração Tributária da Semec, Alexandre Albuquerque. 

Carnês do IPTU destacam ações da Prefeitura que foram realizadas com recursos arrecadados pelo IPTU
Carnês do IPTU destacam ações da Prefeitura que foram realizadas com recursos arrecadados pelo IPTU

Além da cota única, também é possível pagar o IPTU de forma parcelada, até 31 de março. As guias podem ser emitidas pela internet, no site de serviços da Prefeitura, pela ferramenta de Emissão Facilitada (clique aqui).

Por ela, o contribuinte pode baixar o IPTU do seu imóvel pelo número de inscrição imobiliária. Também é possível emitir o boleto do imposto pelo endereço, nome do residencial ou condomínio e número da casa ou apartamento. As guias do IPTU também já estão sendo entregues nos domicílios por toda a capital. 

O contribuinte, Carlos Lima, foi um dos que decidiu pagar à vista e aprovou o desconto oferecido. “Acredito que toda economia no orçamento é necessária. É dever nosso e esse desconto, além de ser muito em conta, também é um bom incentivo para cumprirmos com nossa parte’’, disse.

Já a aposentada, Maria Dilma, conta que vê benefícios no abatimento para os pagamentos à vista. "Costumo pagar o IPTU em dia e procurei a Prefeitura para aproveitar a cota única com esse desconto, que achei muito bom. Espero que assim, a Prefeitura possa trabalhar a cidadania do nosso Município”, explica. 

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)