Contribuintes podem emitir o IPTU 2022 na Secretaria de Economia, sem agendamento

Horário de atendimento estendido vale somente para a impressão do IPTU deste ano, seja cota única ou parcelas

Luís Otávio Mendonça/Ascom Semec 05/04/2022 às 12:23
Contribuintes podem emitir o IPTU 2022 na Secretaria de Economia, sem agendamento
Atendimento especial para a emissão do IPTU 2022 vai das 8h às 16h, de segunda a sexta. Foto: Ascom Semec

Os contribuintes que ainda não quitaram o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022 podem imprimir o boleto de pagamento no prédio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), de segunda a sexta, das 8h às 16h, sem necessidade de agendamento. A sede do órgão fica localizada na Rua Pedro Monteiro, 47, no Centro de Maceió, próxima à Praça dos Palmares.

O atendimento sem hora marcada e com horário estendido vale somente para o IPTU deste ano. Os demais serviços oferecidos pela secretaria permanecem com agendamento prévio obrigatório e atendimento das 8h às 14h.

As guias do IPTU também podem ser emitidas pela internet, com comodidade e segurança, na ferramenta de Emissão Facilitada, disponível aqui.

Este ano, a Prefeitura de Maceió decidiu prorrogar a data de vencimento da cota única com desconto de 15% e da primeira das dez parcelas do tributo para o dia 20 abril.

Os contribuintes que receberam os carnês do IPTU e desejam pagar com 15% de abatimento ou a primeira parcela devem, obrigatoriamente, emitir uma nova guia com uma nova data para ter direito à prorrogação. Já aqueles que desejam quitar o imposto até 29 de abril, com direito a 10% de desconto, podem pagar com o carnê, caso já o tenha em mãos, ou com a guia emitida presencialmente ou pela internet.

A prorrogação na data de vencimento do IPTU é uma boa oportunidade para evitar débitos e impedir que o imóvel seja inscrito em dívida ativa. O IPTU em atraso pode trazer consequências para o proprietário como cobranças judiciais, bloqueio em conta corrente e até mesmo o leilão do imóvel.

SEFAZ

Secretaria Municipal de Fazenda

Rua Pedro Monteiro, 47 - Centro - Maceió/AL - CEP: 57020-380
Central de Atendimento ao Contribuinte: atendimento@sefaz.maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h (Somente com agendamento)