Grupo formado só por mulheres conquista segundo lugar no Hack Massa
Equipe 6 apresenta projeto BlueChat para conscientizar homens sobre o câncer de próstata

No último domingo (17), chegou ao fim a primeira edição do Hack Massa, realizado pela Prefeitura de Maceió, que premiou três equipes que apresentaram soluções inovadoras para o combate ao câncer na capital. Entre elas, uma chamou a atenção pela representatividade, sendo formada apenas por mulheres, a única com representação totalmente feminina entre os competidores.
A equipe formada pelas estudantes Yasmyny Moura, Raíssa França, Raphaela Costa e Laura Simões garantiu o segundo lugar com o projeto BlueChat, voltado para a prevenção do câncer de próstata, que idealizou um robô (chatbox) de WhatsApp que tira dúvidas, envia lembretes e auxilia no agendamento de consultas.
“Foi muito significativo participar de uma equipe 100% feminina, principalmente em um evento de tecnologia e inovação, onde a predominância ainda é masculina", afirma Yasmmyny Moura, líder da equipe. Para ela, além da competição, participar do Hack Massa é uma forma de também inspirar outras mulheres a acreditarem no seu potencial.
A equipe é composta por duas estudantes de medicina, uma estudante de psicologia e uma de publicidade. Juntas, elas pensaram em uma solução que visa desestigmatizar a vergonha que os homens ainda têm sobre o tema.
"Homens não querem se cuidar por diversos tabus. E isso gera mais uma carga para as mulheres que são em sua maioria as pessoas que procuram tratamento e consultas para os homens em diversas posições: como filhas, esposas, mães", reflete.
Para além da representatividade feminina, a presença de Laura Simões, estudante de psicologia, está dentro do espectro autista mostra o compromisso do espaço em também incluir pessoas com deficiência. "Senti que estou sendo representada e representando outras pessoas nesse espaço", diz.
Para Laura Mesquita, subsecretária de Estratégias Disruptiva e Economia Digital de Maceió e presidente da Comissão do Hack Massa, ver o sucesso da equipe é um indicativo de uma construção mais justa e inclusiva para todos.
“Fico muito feliz em ver a forte presença feminina nas três equipes que subiram ao pódio. A equipe que ficou em segundo lugar, composta apenas por mulheres, é um exemplo brilhante de talento e resiliência. E a equipe vencedora, com a maioria de seus membros sendo mulheres, mostra que a liderança feminina na tecnologia é uma realidade”, ressalta.
Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas e Economia Digital
Rua Barão de Jaraguá, nº 195 - 2º Andar
CEP: 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5850