Prefeitura incentiva participação popular no processo de planejamento urbano de Maceió

Escuta e troca de experiências com as comunidades possibilitam o desenvolvimento de projetos pontuais e transformadores nos bairros da cidade

Ascom Sedet 05/05/2022 às 12:00
Prefeitura incentiva participação popular no processo de planejamento urbano de Maceió
Arquitetos da Prefeitura reunidos com a comunidade da Jatiúca. Foto: Ascom Sedet

A participação popular no processo de planejamento urbano de Maceió tem sido fundamental para o êxito de projetos conduzidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), nos últimos dezesseis meses. A implementação de novas ideias e propostas vem reinventado a utilização dos espaços de lazer e convivência e impactando positivamente a rotina de muitos maceioenses.

Oficina pública com a comunidade da Pajuçara. Foto: Ascom Sedet
Oficina pública com a comunidade da Pajuçara. Foto: Ascom Sedet

Projetos como o Parque da Mulher, na Jatiúca, e Parque da Criança, no Benedito Bentes, desafiam o Município a enxergar novas possibilidades, ao propor abordagens inovadoras que provocarão mudanças significativas na vida das pessoas nos próximos anos, desencadeando importantes transformações urbanas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Pedro Vieira, afirma que cada localidade tem seu modo de vida, então, é preciso pensar em uma intervenção que considere o que já existe e funciona.

“A escuta e a troca de experiências com as comunidades possibilitam o desenvolvimento de projetos pontuais e transformadores nos bairros da cidade, e essa atitude influencia positivamente a economia e o meio ambiente”, avaliou.

Em abril deste ano, arquitetos urbanistas da Secretaria participaram de uma oficina pública com moradores do bairro Santa Lúcia, para discutir a requalificação da Praça Ricardo Lessa, mais conhecida como Praça do Dubeaux Leão.

A ideia é conferir um novo uso para um espaço ocioso da parte alta da capital alagoana, oferecendo uma nova proposta com melhorias na pavimentação, iluminação e instalação de mobiliários urbanos, além de áreas para eventos, espaço pet, pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, campo de futebol e mesas para jogos.

O secretário adjunto de Planejamento Urbano de Maceió, Tácio Rodrigues, ressalta que a população precisa ser parceira da Prefeitura, para poder criar um sentimento de pertencimento e cuidar do equipamento público. Para isso, segundo o secretário, é preciso envolver as pessoas nas discussões e ouvir suas necessidades.

“O objetivo das oficinas é coletar os desejos das comunidades e materializá-los em propostas viáveis para os usuários, para que eles se sintam contemplados e partícipes do processo. Nesse sentido, estamos implantando canais permanentes de participação popular para viabilizar um planejamento urbano mais inclusivo e uma gestão mais democrática”, destacou.

A Sedet informa que a população pode solicitar a revitalização de espaços públicos pelo e-mail planejamentourbano@sedet.maceio.al.gov.br. Para análise prévia das informações é importante enviar identificação do solicitante, número de telefone para contato, fotos atuais do local, endereço completo e ponto de referência.

SEMURB

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Av. Fernandes Lima, 2335 - Farol, Maceió - AL, 57057-450
CEP - 57050-015 // Telefone: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h