Prefeitura autua empresa por infração ambiental

Redação 17/04/2021 às 18:53
Prefeitura autua empresa por infração ambiental

Equipe de fiscalização identificou vazamento de água que escorre do aterro

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) autuou a empresa que administra a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Cruz das Almas por infração ambiental. Nesta sexta-feira (16) equipes de fiscalização estiveram no local e constataram um vazamento de água que escorre do aterro para as galerias pluviais da região. O lançamento de efluente foi identificado a partir de uma denúncia da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal de Maceió.

Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Cruz das Almas
Sedet autuou empresa por infração ambiental.

Durante a fiscalização, os técnicos solicitaram que a empresa responsável pela manutenção do antigo lixão fizesse a coleta de água e as análises laboratoriais para verificar se existe uma carga poluidora no efluente lançado. “Em decorrência das fortes chuvas, o reservatório de chorume pode ter transbordado. Fizemos uma vistoria no entorno e verificamos que o sistema de drenagem não estava devidamente limpo”, explicou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Ismar Macário.

A fiscalização foi acompanhada por técnicos da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e pelo secretário municipal de Governo, Francisco Sales. O órgão ambiental destacou que já havia notificado a operadora do aterro para que tomasse as devidas providências nas questões de manutenção. “Se for constatado crime ambiental, a empresa será multada e deverá apresentar um plano de recuperação da área degradada para corrigir o dano.”

Ascom/Sedet

SEMURB

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Av. Fernandes Lima, 2335 - Farol, Maceió - AL, 57057-450
CEP - 57050-015 // Telefone: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h