Cartilha: Sedet orienta síndicos sobre caixas de gordura em condomínios

Redação 18/12/2020 às 12:19
Cartilha: Sedet orienta síndicos sobre caixas de gordura em condomínios

Sedet e Casal apresentam cartilha no auditório do CREA

Síndicos presentes no CREA ouvem sobre manutenção de caixas de gordura

Síndicos, síndicas e administradoras de condomínios conheceram nessa quinta-feira, 17, a cartilha “Guia Prático: Caixa de Gordura”, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial e meio Ambiente (Sedet) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

O objetivo é orientar os condomínios da necessidade de adequação e limpeza das caixas de gorduras para evitar problemas de saneamento na capital, conforme a Lei Municipal 6961/2019.

O encontro aconteceu no auditório do Crea, articulado pelo diretor Regional da Confederação Nacional dos Síndicos (Conasi), Thyago Correia, que salientou a iniciativa de alguns condomínios em fazer a coleta de óleos para reciclagem. Ele garantiu que vai intensificar a conscientização. “Agora estou mais tranquilo porque eu estava preocupado com a parte financeira dos condomínios. A reunião foi excelente para esclarecer”, afirmou.

Casal trata das normas técnicas para o equipamento

O engenheiro químico da Casal, Julio Balbino, apresentou as informações técnicas e os casos concretos vivenciados. De acordo com Balbino, a instrução normativa 25/2015 da Casal baseada na NBR 8160, da ABNT, estipula dimensões e demais orientações referentes à caixa de gordura. Ele salientou que a gordura não deveria fazer parte do esgoto doméstico e destacou que não se deve utilizar produtos químicos para diluir a gordura nas pias, mas biorremediadores, compostos por microrganismos e bactérias que se alimentam da gordura.

O assessor da Sedet, engenheiro Leonardo Novaes, expôs os pontos da Lei Municipal 6961/2019 que trata das obrigações das residências multifamiliares, as orientações quanto ao acondicionamento do efluente, periodicidade da manutenção e arquivo dos comprovantes documentais dos serviços de limpeza. Destacou também a obrigatoriedade do projeto das caixas de gordura na liberação dos alvarás de construção.

Leonardo Novaes explica a Lei que trata de caixas de gordura

No encerramento, a secretária de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Rosa Tenório, ressaltou a parceria dos síndicos com o poder público, salientando que a manutenção adequada e periódica das caixas de gordura evita o entupimento da rede de drenagem, a poluição das praias e a sanção realizada pela fiscalização ambiental. “Tudo começa com a caixa de gordura. Nós fizemos a base, a lei, e estamos conversando com todos”, disse. No início do mês, a Sedet e a Casal levaram a Cartilha ao trade turístico da capital.

Secretária Rosa Tenório pede parceria

O “Guia Prático: Caixa de Gordura” está disponível no site da Sedet e da Casal para Download.

SEMURB

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Av. Fernandes Lima, 2335 - Farol, Maceió - AL, 57057-450
CEP - 57050-015 // Telefone: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h