Benedito Bentes vai ganhar Parque da Criança, obra que vai beneficiar 200 mil pessoas

Redação 16/08/2021 às 08:00
Benedito Bentes vai ganhar Parque da Criança, obra que vai beneficiar 200 mil pessoas

Projeto vislumbra para as famílias um local moderno, com espaço para eventos, praça de skate, brinquedos, pista de corrida e food trucks

A Prefeitura de Maceió está em fase final de desenvolvimento do novo formato da tradicional Praça Padre Cícero, no Complexo Habitacional do Benedito Bentes. O Parque da Criança será um moderno aparelho de convívio social voltado para os pequenos e famílias. O projeto conta com brinquedos, praça de skate, ciclovia, pista de corrida, espaço para eventos, food trucks e ponto de mototáxi.

A requalificação da praça ocupará uma área de mais de 25 mil m². Mais de 200 mil pessoas que residem no bairro e no seu entorno serão beneficiadas com a requalificação. De acordo com o prefeito JHC, esta será uma repaginada completa da praça. “Serão transformados mais de 25 mil m², beneficiando toda população do maior bairro da nossa capital. É a repaginada completa da Praça Padre Cícero”, confirmou o prefeito.

Projeto arquitetônico do Parque da Criança. Foto: Divulgação
Projeto arquitetônico do Parque da Criança. Imagem: Divulgação Sedet

A moradora Cristiane Araújo, acredita que os novos mobiliários urbanos, arborização e iluminação transformarão a realidade do bairro. Ela relata que é uma sensação maravilhosa, saber que o lugar onde nasceu e cresceu está melhorando a cada dia.

“A Praça Padre Cícero é um ponto de encontro que há anos era usado para exercícios, lazer e trabalho. Hoje, ela se encontra sem nenhuma reforma sem iluminação e segurança, um verdadeiro descaso. Tê-la como um parque apropriado e preparado para receber nossas crianças era um sonho, nossas crianças precisam. Estou feliz e com a certeza de que agora teremos um lugar magnífico onde todas as crianças podem brincar”, explica a moradora.

O projeto está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e será executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A estimativa orçamentária é de R$ 2 milhões, com recursos oriundos de outorga, gerenciados pelo Município. A previsão é que o prefeito autorize o início das obras em dois meses e o parque fique pronto até o final do ano.

Projeto do Parque da Criança está sendo elaborado pela Sedet. Foto: Divulgação
Projeto do Parque da Criança está sendo elaborado pela Sedet. Imagem: Divulgação Sedet

Acompanhamento in loco

Na segunda-feira (16), arquitetos urbanísticos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente estiveram reunidos com representantes da comunidade para discutir algumas intervenções ao projeto, que está em fase de elaboração.

O secretário-adjunto de Planejamento Urbano, Tácio Rodrigues, afirmou que o parque será adaptado para receber crianças desde a primeira infância, inclusive as portadoras de deficiência.

“Será o primeiro espaço criado em Maceió com essa natureza de interação. A ideia é que as crianças sejam estimuladas com os brinquedos inclusivos de última geração e desenvolvam aspectos sensoriais”, argumenta.

Arquitetos estiveram na praça com representantes da comunidade. Foto: Ascom Sedet

Entre as propostas, a equipe vem recebendo sugestões para melhorias do skatepark e também estuda a viabilidade de uma pista para a prática de ciclismo BMX, modalidades que vêm despertando a atenção de jovens da região.

O skatista Carlos Matheus disse que a ideia da requalificação é antiga e que somente agora vai se tornar realidade. “Estamos de acordo e acreditamos que as obras vão deixar a praça bastante bonita e mais movimentada”, destacou.

Segundo a diretora de Projetos Urbanos, Tuanne Carvalho, a intenção da Prefeitura é transformar a Praça Padre Cícero num super parque. As discussões contaram com o apoio dos vereadores Siderlane Mendonça e Brivaldo Marques.

André Aguiar / Secom Maceió e Ascom Sedet

SEMURB

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo

Av. Fernandes Lima, 2335 - Farol, Maceió - AL, 57057-450
CEP - 57050-015 // Telefone: (82) 3312-5200 / Disque Denúncia: (82) 3312-5204
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h