Seis propostas passam para a última fase do Ciclo de Inovação Aberta de Maceió

Seleção foi realizada na última sexta-feira (15), no Senai Poço, por bancas julgadoras compostas por especialistas

Winícius Correia/Ascom Sedciti 18/12/2023 às 14:00
Seis propostas passam para a última fase do Ciclo de Inovação Aberta de Maceió
Banca julgou 22 propostas para os quatro desafios. Foto: Alisson Frazão / SECOM.

Foram aprovadas seis propostas na segunda fase do Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. As ideias que vão para a última etapa do programa foram escolhidas na última sexta-feira (15), no Senai Poço, por bancas julgadoras compostas por especialistas. A relação completa de selecionados está disponível no portal desafio.maceio.al.gov.br/gestao-cpc.

Na área da saúde, as soluções aprovadas foram "Farmácia Municipal Maceió (FARMassa)”, apresentada por Humberto dos Santos Buarque, e “Ponto dos Remédios (Farma On)”, de Stevenson James Galvão. Em empregabilidade, “Barramento”, exposto por Stevenson James Galvão estará na final.

Já para fiscalização, “GeoBot”, entregue por Marcello Santos de Medeiros, foi a única admitida da área na terceira fase. Por fim, em convívio urbano, duas ideias foram selecionadas: “ROTA”, de Alcides Soares de Araújo, e “Ambulante +”, de João Antônio de Melo.

Ao todo, foram avaliadas nesta etapa 22 propostas. Para a seleção, as bancas julgadoras levaram em conta critérios como apresentação do protótipo de forma clara e objetiva, diferenciais na resolução do desafio, as tecnologias utilizadas e competências técnicas das equipes para desenvolver o produto final.

O subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, Emanuel Valença, representou o secretário Sergio Cavalcante no evento, que foi a São Paulo em viagem oficial tratar de assuntos relacionados à pasta.

De acordo com Valença, a Sedciti ficou feliz e impactada com o nível dos participantes, que superaram as expectativas. “O Ciclo de Inovação tem sido um processo transparente, inclusivo e que oferece oportunidades iguais a todos os proponentes. Nós, como Prefeitura de Maceió, estamos confiantes que ao final do Ciclo teremos excelentes propostas de soluções inovadoras que venham a somar com a gestão pública municipal", destacou o subsecretário.

Subscretário Emanuel Valença afirmou que a Sedciti ficou impressionada com qualidade das propostas apresentadas. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió
Subscretário Emanuel Valença afirmou que a Sedciti ficou impressionada com qualidade das propostas apresentadas. Foto: Alisson Frazão/Secom Maceió

Agora, as seis propostas seguem para a terceira e última fase: a de Produtos Mínimos Viáveis (MVPs). A primeira reunião com os selecionados ocorre no dia 23 de janeiro. A apresentação e a entrega dos trabalhos finalizados está prevista para o dia 14 de março, encerrando o 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió.

Ciclo de Inovação Aberta

Conduzido pela Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), o Ciclo tem duração média de seis meses. O objetivo é fomentar a cultura de inovação na cidade e buscar o envolvimento de diversos cidadãos, que possam propor soluções práticas e viáveis e que tragam melhorias à cidade e consequentemente à vida dos maceioenses.

O valor da premiação é fruto de um convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha. Há também ainda a possibilidade de um contrato com a Prefeitura de Maceió, no valor de R$ 1,6 milhão, com validade de um ano, para o projeto vencedor do Ciclo.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850