Prefeitura de Maceió vai utilizar o 5G para turbinar soluções inovadoras

Luminárias inteligentes, sensores de trânsito e sinal de wi fi em praças e ruas estão entre as iniciativas

Thiago Gomes / Secom Maceió 16/10/2022 às 08:20
Prefeitura de Maceió vai utilizar o 5G para turbinar soluções inovadoras
Nas comunidades em Maceió, wi-fi grátis é realidade. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

A chegada do 5G abriu um leque de oportunidades para a capital entrar de vez na era das cidades inteligentes. Além de turbinar a velocidade dos dispositivos, a nova frequência vai ajudar no processo de ampliação da conectividade e a Prefeitura de Maceió se planeja para abertura de espaços para testá-la com soluções que vão melhorar a qualidade de vida da população.

Em fevereiro deste ano, o prefeito JHC assinou o protocolo de intenções com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para que um projeto piloto para a utilização do 5G fosse testado em Maceió.

Com a medida, Maceió foi a primeira capital do Nordeste a participar do Programa Conecta 5G. A partir do projeto, serão testados, também, os modelos jurídicos e possibilidades de geração de receita acessória para município, além de acelerar o processo de chegada do 5G em áreas mais carentes da cidade.

A Prefeitura de Maceió planeja a instalação de luminárias inteligentes, como vem sendo chamadas. Os equipamentos, além de ter luz, agrega câmeras de alta resolução, sensores de trânsito, wi-fi e faz parte da quinta geração da internet, o 5G.

O uso do 5G na iluminação pública ocorre por meio da instalação de luminárias inteligentes, que fazem a transmissão do sinal por meio de antenas instaladas nos postes. Câmeras de segurança também podem ser instaladas no equipamento. O projeto tem a missão de revolucionar a transmissão e o acesso à nova tecnologia nas cidades, pois dispensa as torres previstas na lei.

Luminárias inteligentes constam no projeto de tecnologias avançadas graças ao 5G. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Luminárias inteligentes constam no projeto de tecnologias avançadas graças ao 5G. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

“As luminárias inteligentes permitem trabalhar o uso de dados para melhorar a segurança, pois terá o videomonitoramento, sem falar que ainda possuem roteador para wi-fi”, pontua o secretário municipal do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho.

Segundo ele, o programa Maceió On, que tem levado internet de graça para as regiões mais carentes, deve ser impulsionado com a implantação do 5G a médio e longo prazos. E permitirá implantar outras soluções inteligentes, inclusive no transporte coletivo.

“Vamos ter uma tecnologia nos ônibus que funcionarão em conexão, passando no status da melhor rota que pode fazer, com paradas pré-determinadas, o que acabará ajudando na gestão de tráfego. O 5G não vai ser uma solução para todos os problemas de forma imediata, mas habilita a cidade para soluções que vão, mais à frente, transformar a vida do cidadão”, ressaltou Carvalho.

Secretário Antonio Carvalho ressalta que o 5G vai permitir mais soluções inteligentes para Maceió. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió
Secretário Antonio Carvalho ressalta que o 5G vai permitir mais soluções inteligentes para Maceió. Foto: Célio Júnior / Secom Maceió

Com a tecnologia, os coletivos vão conseguir buscar o caminho mais rápido. Além disso, será possível instalar lixeiras inteligentes em Maceió, que possuem sensores capazes de se comunicar com o sistema de coleta de lixo da cidade e, assim, traçar a rota para o caminhão coletor de resíduos.

O secretário explica que a nova frequência não terá cobertura total do município, em um primeiro momento, assim como não está sendo nos grandes centros do País, como São Paulo e Brasília. Isso deve acontecer de forma paulatina por causa da demora da importação dos equipamentos da China, sobretudo.

Outro benefício para a cidade virá com a multiplicação das antenas para transmitir a tecnologia. Os equipamentos também funcionam como pontos de referenciação. De acordo com o GGOV, dependendo da sistemática que se usa, outros aparelhos inteligentes se comunicam com estes emissores de frequência 5G e o usuário consegue trabalhar melhor soluções de cidades inteligentes.

“Para se ter o 5G precisa-se de mais antenas em comparação às frequências anteriores. A ideia é que o sinal seja expandido com o tempo e como a gente pegou o Conecta 5G e vai testar a questão das luminárias próprias, elas já vêm com roteador, ajudando no processo de conectividade”, lembra.

Frente pela internet livre - Antes do lançamento da faixa 5G, o prefeito JHC, quando estava no exercício do mandato de deputado federal, presidiu a Frente Parlamentar pela Internet Livre e Sem Limites, no Congresso Nacional. O grupo tinha o objetivo de impedir a realização de oligopólios e da cartelização.

A atuação conjunta também buscou o fortalecimento da livre concorrência, das legislações e o aprimoramento dos serviços de banda larga móvel e fixa, possibilitando assim a estabilidade, segurança e funcionalidade da rede de internet, bem como a transparência e a qualidade da prestação dos serviços.

O 5G - O 5G pode ser até 100 vezes mais rápido, a depender da qualidade da conexão. Um exemplo prático, o tempo médio para baixar um filme pela tecnologia 4G é de quase 36 minutos. No 5G, é de 21 segundos. O tempo de conexão entre dispositivos no 4G é de 50 a 70 milésimos de segundo. No 5G, de um a cinco.

Em funcionamento na capital desde o dia 15 de setembro, o 5G está, inicialmente, contemplando ao menos sete bairros de Maceió: Jatiúca, Mangabeiras, Ponta da Terra, Ponta Verde, Farol, Ipioca e Feitosa. Na sequência deve chegar na Gruta de Lourdes, Cruz das Almas, Poço, Levada, São Jorge, Pajuçara, Barro Duro, Jaraguá, Centro, Jacintinho, Pinheiro, Pitanguinha, Pontal da Barra, Canaã, Serraria, Ouro Preto e Jardim Petrópolis.

A Brisanet, Claro, Tefônica e TIM serão as quatros operadoras que vão dispor da tecnologia 5G. Além dessas, a Winity Telecom também vai ofertar o serviço móvel nas rodovias.

Esta tecnologia vai reduzir o intervalo entre o momento em que se pressiona um comando e o efeito na tela de quem joga games no celular. A exibição de filmes e programas será mais estável. As videochamadas ficam mais claras e menos irregulares.

Outro benefício do 5G é otimizar a conexão para ampliar o uso de equipamentos inteligentes em casa. Com isso, é possível automatizar o funcionamento de aparelhos e trazer facilidade no dia a dia. Por exemplo: programar a distância o ar-condicionado minutos antes de chegar em casa, enquanto o forno é acionado para esquentar a comida. As luzes podem ser ligadas automaticamente assim que a porta de casa for aberta ou a TV ao entrar no quarto.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850