Prefeitura de Maceió participa do 6º congresso Pacto pelo Brasil

Representantes de instituições públicas e privadas de todo país participaram do evento

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 28/07/2022 às 14:20
Prefeitura de Maceió participa do 6º congresso Pacto pelo Brasil
Secretário de Governança, Antonio Carvalho durante o paínel "Cidades Digitais e Inteligência Artificial" e "Cidades Empreendedoras e Inovadoras".

O secretário municipal do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, participou do  6º Congresso Pacto pelo Brasil e 13º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais na quarta-feira (27) e nesta quinta-feira (28). O evento aconteceu em formato virtual, com vários painéis, abordando cidades inteligentes, Compliance, Inovação, Transformação Digital, Excelência na Gestão, Negócios e Empreendedorismo.  O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

O evento reuniu representantes de instituições públicas e privadas de todo o pais. Na ocasião, eles trocaram ideias sobre ações que podem colaborar com a eficiência da gestão pública no uso inteligente de recursos humanos, financeiros e tecnológicos. O secretário Antonio participou de dois painéis durante o evento, o primeiro foi sobre  "Cidades Digitais e Inteligência Artificial" e "Cidades Empreendedoras e Inovadoras". Foi abordado, também, o desenvolvimento territorial, o viés inovador de cada região, as ações que podem ser  feitas para tornar as cidades mais inteligentes, inovadoras e empreendedoras para melhorar a qualidade de vida das pessoas de cada região.

Já no segundo painel "Instituições Financeiras como Alavancas do Desenvolvimento" e Intercâmbio de Prefeituras", foram discutidas a sustentabilidade, o turismo, a inclusão digital no serviço público, o desenvolvimento econômico. O secretário destacou o “programa de “Inovação Aberta”, “o Desafio MCZ”  e a “Favela 3D”, destacando as ações que estão sendo realizadas em Maceió.

Secretário de Governança, Antonio Carvalho durante o paínel "Instituições Financeiras como Alavancas do Desenvolvimento" e Intercâmbio de Prefeituras"
Secretário de Governança, Antonio Carvalho durante o paínel "Instituições Financeiras como Alavancas do Desenvolvimento" e Intercâmbio de Prefeituras"

“Um ponto central do processo de inovação aberta na cidade é pensar nas pessoas, elas tem que ser parte do processo. Podemos ter as melhores tecnologias, processos desenhados mas se as pessoas não forem parte dessa linha, nós não teremos cidades inovadoras, quem vai saber realmente a  dor é o micro e o pequeno empresário. Devemos construir soluções para alavancar a inovação e o empreendedorismo local”, pontuou o secretário de Governança, Antonio Carvalho.

Observatório Social do Brasil

As unidades do Observatório Social do Brasil (0SB) municipais e estaduais são organizadas em rede, coordenada pelo OSB, que é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada. O OSB promove a capacitação e oferece suporte técnico aos observatórios sociais, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais. Os observatórios sociais chancelados pelo OSB já estão presentes em 150 cidades de 17 Estados brasileiros.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850