Prefeitura de Maceió e Favela 3D facilitam atenção à saúde mental para famílias no Vergel

Município é apoiador de iniciativas desenvolvidas pelo Instituto Mandaver nas áreas da saúde e assistência social

Gleycyanny Romão (estagiária) / Secom Maceió 07/03/2023 às 10:07
Prefeitura de Maceió e Favela 3D facilitam atenção à saúde mental para famílias no Vergel
Moradores do Vergel conseguem acesso a iniciativas sociais e de saúde no projeto Favela 3D, com apoio da Prefeitura de Maceió. Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

Quando se formaliza parcerias com benefício direto em ações sociais, os resultados causam impacto direto nas pessoas, famílias e comunidades. Um exemplo desta iniciativa de proximidade está no desenvolvimento do projeto Favela 3D, fruto de um apoio firmado pela Prefeitura de Maceió com o com a ONG Gerando Falcões e o Instituto Mandaver.

É neste projeto que acontece o programa de Decolagem Familiar, que consiste no atendimento a 200 famílias que residem no bairro Vergel do Lago. A população é acompanhada pela equipe psicossocial do Instituto e recebem apoio de profissionais na área da assistência social e psicológica, como também os encaminhamentos na área da saúde para realização de exames e consultas. Ao longo do trabalho, mais de 3.917 atendimentos psicossociais foram realizados, com mais de 340 encaminhamentos para o serviço público.

“Eu superei todas as insônias, choros, problemas financeiros e na saúde. Toda assistência psicológica foi luz na minha vida, estava entrando em depressão e decidi encarar uma nova fase, até aprendi a ler”, comenta Rilza Maria, de 54 anos, uma das beneficiadas pelo projeto Favela 3D.  

Rilza Maria tem sido contemplada com o serviço graças à sensibilidade da gestão do prefeito JHC em apoiar as pessoas também nos seus momentos mais complicados, contribuindo assim para que elas retomem o comando de suas vidas e busquem novas perspectivas.

“Eu tinha uma vida bem isolada, sozinha e sou muito grata pela equipe da Prefeitura de Maceió e do Mandaver por todo apoio. Cheguei aqui abatida e decidi que faria a diferença na minha vida. Voltei para a academia, igreja, aprendi a escrever meu nome e comecei a cuidar da minha saúde. O psicólogo que me atende é sempre atencioso e prestativo, sou outra pessoa”, frisou Rilza.

Morando há sete meses no Residencial Parque da Lagoa, construído pela Prefeitura de Maceió no Vergel do Lago, Maria Cícera Palmeira, de 59 anos, também faz parte do programa de Decolagem Familiar. Ex-marisqueira, ela e não esconde a felicidade de ter saído de sua antiga morada – um barraco na beira da lagoa –para um lar digno, seguro e confortável, onde também pode receber toda assistência das equipes que atuam no projeto Favela 3D.

“Graças ao atendimento das equipes consegui pegar encaminhamentos para realizar meus exames e consultas. Moro com minha netinha de onze anos e fico grata e feliz por cuidar da saúde dela desde pequena. Nunca imaginei que poderia acontecer essa atenção aqui no Vergel”, relata Cícera Palmeira.

Dinamismo social – Antônio Trindade, supervisor do Instituto Mandaver, afirma que toda dinâmica e estratégia do projeto é tornar a favela um lugar digno, desenvolvido e digital.

“O cenário mudou, estamos promovendo uma mudança socioeconômica para famílias que estão em vulnerabilidade social. Preparamos um plano de voo com a decolagem familiar, onde inserimos as necessidades mais básicas, como educação, saúde, moradia e lazer”, explica.

O secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, explica que o projeto da Favela 3D traz uma nova perspectiva de olhar para o território, sendo multidisciplinar, integrado e que une diferentes ações para a quebra do ciclo da pobreza.

“Em um ano e meio de projeto a gente percebe o quanto a realidade do Vergel tem mudado. Tudo é um ciclo virtuoso. À medida que a gente vai alterando as engrenagens há um crescimento do potencial local de quebrar aquele ciclo de pobreza das famílias. Eles saem de uma situação de vulnerabilidade e passam a ter uma perspectiva de futuro ampliada”, destaca.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850