Prefeitura de Maceió compartilha iniciativas de inovação e inclusão social em evento nacional

Foram apresentados projetos como o Favela 3D e o programa de frente para a lagoa, que buscam melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 23/03/2023 às 00:01
Prefeitura de Maceió compartilha iniciativas de inovação e inclusão social em evento nacional
Palestrantes do painel: "Equidade e coesão social nas zonas urbanas: o papel da habitação". Foto: Jéssica Viturino/Ascom GGOV

O secretário do Gabinete de Governança da Prefeitura de Maceió, Antonio Carvalho, participou na tarde desta quarta-feira (22) do Smart City Expo Curitiba no painel "Equidade e coesão social nas zonas urbanas: o papel da habitação", evento que reúne gestores públicos, especialistas, empresas e cidadãos para discutir soluções para um futuro mais sustentável no meio urbano.

Durante o painel, o secretário enfatizou a importância da transformação digital e da inclusão social no desenvolvimento de cidades inteligentes, destacando projetos como o Favela 3D, que mapeia as favelas da cidade para criar modelos em 3D utilizados no planejamento urbano. Carvalho também mencionou o programa de frente para a lagoa, que traz mais qualidade de vida para os moradores do Vergel do Lago por meio de moradia e valorização dos espaços públicos.

Outros destaques incluem o laboratório de Inovação aberta (Boralab), que busca fomentar a inovação e a criatividade na cidade, e o turismo de experiência, com a iniciativa "Maceió é Massa", que valoriza os espaços públicos e as paisagens da cidade, oferecendo experiências autênticas e imersivas na cultura local.

"É fundamental que a tecnologia seja utilizada como uma ferramenta para promover a inclusão social e não como um fim em si mesma. Em Maceió, estamos comprometidos em criar soluções inteligentes que atendam às necessidades da população, melhorando sua qualidade de vida e criando um futuro mais sustentável para nossa cidade", destacou o secretário Antonio Carvalho.

O coordenador de Soluções sociais da Ong Gerando Falcões, Rodrigo Vieira, destacou a importância do painel para compartilhar a experiência e as lições aprendidas no Vergel com o Brasil e o mundo. "É fundamental trazer essas reflexões para que possamos aprender com as iniciativas que estão dando certo e replicá-las em outras comunidades", afirmou Vieira.

Participaram também do painel o presidente da Central Única das Favelas (Cufa), José Jardim e o direto do Centro de Inovação em Moradia Terwilliger, no México, Fernando Mendoza.

O Smart City Expo Curitiba é uma oportunidade para discutir os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento de cidades inteligentes. A Prefeitura de Maceió reforça seu compromisso em promover a inclusão social e a transformação digital para uma cidade mais inteligente e sustentável.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850