Maceió desponta com ações inovadoras e de transformação social na periferia

Cursos, entretenimento, moradia digna e diálogo são pontos chave para o sucesso

Thiago Gomes / Secom Maceió 06/03/2023 às 15:47
Maceió desponta com ações inovadoras e de transformação social na periferia
Maceioenses têm a oportunidade de participar de cursos de qualificação e contribuem com o desenvolvimento e áreas de inovação nas comunidades. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Maceió tem se destacado em iniciativas arrojadas, criativas e inovadoras. As ações implementadas pelo prefeito JHC têm chamado a atenção de grandes companhias digitais, aberto portas e garantido melhorias significativas à população.

Um bom exemplo é que a capital saiu na frente e foi selecionada pelo programa de certificação A What Works Cities (WWC), da Bloomberg, para receber a mentoria de análise práticas de uso de dados e evidências, concretizando os fortes investimentos do Município em práticas de tomada de decisões baseadas em dados.

O programa de certificação reconhece os governos locais por seu uso excepcional de dados para informar as decisões políticas e de financiamento, melhorar os serviços, criando eficiências operacionais e envolvendo os residentes. A iniciativa avalia as cidades em suas práticas de tomada de decisão baseadas em dados, como por exemplo, se estão usando dados para definir metas e acompanhar o progresso, alocar fundos, avaliar a eficácia dos programas e alcançar os resultados desejados.

Essas estratégias baseadas em dados permitem que as cidades certificadas sejam mais resilientes, respondam em situações de crise, aumentem a mobilidade econômica, protejam a saúde pública e aumentem a satisfação dos residentes.

Para o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, o reconhecimento do programa é só uma demonstração de que Maceió está cada vez mais no caminho certo quando o assunto envolve dados, informações e uma decisão baseada em evidências.

“Nós sabemos das dificuldades que o município de Maceió tem em relação a estruturar uma governança de dados robusta, mas o avanço dos dois últimos anos e o acompanhamento de índices, indicadores, tem demonstrado ser uma forma eficaz de entender o funcionamento do município, enfatizou Carvalho.

A primeira etapa consiste em um plano de ação que é desenvolvido conjuntamente pela equipe de certificação e a equipe da Prefeitura que está atuando no programa. São identificados os possíveis pontos de melhoria e a priorização é feita de acordo com as prioridades do Município. A partir daí, são realizados encontros mensais para apoiar o Município documentar melhorias nas suas práticas de gestão de dados e uso de evidências.

Favela 3D

Já por meio do programa Favela 3D, a Prefeitura de Maceió tem atuado para transformar as favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos. São ações de moradia, geração de renda, cultura, saúde e esporte que estão sendo desenvolvidos em parceria com a ONG Gerando Falcões e o Instituto Mandaver, que juntos atuam no Vergel do Lago.

A iniciativa promove cursos profissionalizantes, em diversas áreas, para a população do bairro. Entre os cursos, estão os de assistente administrativo, promotor de vendas, operador de caixa, manutenção de computadores, manicure e pedicure e também de produção de bolo de pote. 

No ano passado, conforme levantamento da Secretaria do Gabinete de Governança, mais de 1.600 pessoas foram capacitadas e cerca de 350 direcionadas ao mercado de trabalho. Foram promovidos 53 cursos diferentes, com atividades coordenadas pelo Instituto Mandaver, que levam novas oportunidades de emprego e alavancam o empreendedorismo na primeira Favela 3D do Nordeste.

Foi feito um censo comunitário com todos os participantes, para, assim, gerar um diagnóstico sobre qual é a atual realidade de cada família nos aspectos econômicos, sociais e educacionais. Esse mapeamento é feito para atender as necessidades, os objetivos e os sonhos de cada grupo familiar.

“A gente pôde unir forças entre o primeiro, segundo e terceiro setor na abrangência das suas atribuições para poder alcançar a comunidade de uma forma mais eficaz, tanto nos serviços de utilidades públicas, como no desenvolvimento social, com o foco principal na emancipação social dessas famílias”, afirmou a presidente do Instituto Mandaver, Lisania Pereira.

O próximo passo será a ampliação das famílias atendidas e a fomentação do turismo de experiência na região, por meio das belezas naturais existentes, da culinária e da cultura, para a partir daí conseguir um maior desenvolvimento do território. O potencial turístico vem como uma ferramenta para diminuir a vulnerabilidade socioeconômica das famílias.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850