Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia discute metas para o próximo ano

Objetivo da entidade é unir diferentes atores para alavancar a inovação em Maceió; reunião ocorreu nesta terça (15), na sede da OAB/AL

Winícius Correia / Ascom Sedciti 20/12/2023 às 08:23
Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia discute metas para o próximo ano
Reuniões do Conselho devem se tornar mensais a partir de 2024. Foto: Ana Júlia Barros / Ascom Sedciti.

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) realizou, nessa terça-feira (19), a última reunião ordinária de 2023. No encontro, foram discutidas possíveis mudanças no regimento interno do órgão, a implementação do sandbox em Maceió no próximo ano, além de definir datas fixas para as próximas reuniões.

De acordo com o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Sergio Túlio Cavalcante, que é presidente do Conselho, a gestão do prefeito JHC busca aproximar a população maceioense da inovação de forma prática, por isso que as reuniões devem ser mais frequentes. O objetivo da Prefeitura de Maceió é que os encontros ocorram ao menos uma vez por mês.

“Muito mais importante de que colocar no papel, é colocar em prática. Inovação não é apenas trazer algo diferente. A inovação se concretiza quando a gente consegue mudar a vida das pessoas”, destacou Sergio Cavalcante.

Criação de ambientes de inovação em Maceió

O decreto municipal do Sandbox, ambiente que permite que empresas operem junto de outras por um período de tempo para possibilitar testes de inovação, foi publicado no ano passado. Entre as prioridades do Conselho de Ciência e Tecnologia, está colocar em funcionamento esse ecossistema em 2024.

Poderão participar do Sandbox cidadãos que possuem modelos de negócios inovadores, através de edital de chamamento público. Os participantes terão que demonstrar a capacidade técnica e financeira para desenvolver a atividade pretendida em ambiente regulatório experimental.

"A inovação se concretiza quando a gente consegue mudar a vida das pessoas", afirmou o secretário Sergio Cavalcante (ao centro), que preside o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. Foto: Ana Júlia Barros / Ascom Sedciti,
"A inovação se concretiza quando a gente consegue mudar a vida das pessoas", afirmou o secretário Sergio Cavalcante (ao centro), que preside o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia. Foto: Ana Júlia Barros / Ascom Sedciti,

Desenvolvimento Tecnológico

Para a presidente da Comissão de Inovação, Tecnologia e Proteção de Dados da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), Nathalia Peixoto, a volta do Conselho fortalece a busca por soluções para o desenvolvimento do município de Maceió.

“Temos atores importantíssimos compondo esse Conselho, seja do terceiro setor, seja da área da educação, seja da própria OAB, que são instituições que já vinham construindo uma política de inovação e que fortalecem cada vez mais o ecossistema local”, ressaltou.

Carlos Lima, presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação em Alagoas (Assespro-AL), explicou que os assuntos tratados na reunião facilitam a vida dos cidadãos, e, consequentemente, vão possibilitar a movimentação da economia local através da inovação.

“O Conselho é uma conquista que a gente tem através da Lei Municipal de Inovação, então a gente precisa fazer valer as conquistas que temos. Por isso, juntamos as entidades que estão capacitadas para entregar essas melhorias para Maceió”, afirmou.

Estiveram presentes na reunião, da parte da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti), o subsecretário Emanuel Valença e os servidores Pedro Pinheiro, Fábia Daniel e Raimundo Barreto.

Também compondo o conselho, participaram Silvia Uchôa, docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Sérgio Accioly, docente do Centro Universitário da Maceió (Unima); Juliana Ferro, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea); Gilberto Neves, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Kathia Rebelo, do Centro Universitário Cesmac; Áurea Andrade, do Sebrae; Eunice Palmeira, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Guarantã Almeida, da Diretoria de Tecnologia da Secretaria Municipal de Gestão (Semge); e Branca Alves, da OAB/AL.

O próximo encontro do CMCTI está marcado para o dia 6 de fevereiro.

Sobre o CMCTI

O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação existe desde 2019, possuindo natureza deliberativa, consultiva e propositiva, visando formular, propor e acompanhar estratégias e ações para promoção da ciência, tecnologia e inovação em Maceió, bem como políticas de captação e alocação de recursos.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850