Conselho de Ciência e Tecnologia de Maceió discute ações em andamento para 2025
Projetos estratégicos que serão lançados pela Prefeitura da capital ao longo do ano foram apresentados ao colegiado, durante reunião que aconteceu nessa quarta-feira (14)
O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maceió se reuniu nessa quarta-feira (14), na sala de reuniões da Prefeitura, para discutir os avanços e próximos passos das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento tecnológico da capital. Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) apresentou o calendário de ações previstas para 2025, reforçando o compromisso da gestão com a transformação digital da cidade.
Entre os projetos destacados estão o Tech Massa 2, que amplia o acesso à capacitação tecnológica em comunidades; o 2º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió, que conecta startups a desafios públicos; e o Sandbox MCZ, um ambiente regulatório experimental que permitirá o teste de soluções inovadoras com potencial de impacto positivo na economia local.
Para o secretário municipal de Ciência e Tecnologia e presidente do Conselho, Sergio Cavalcante, a reunião reforça a importância do diálogo entre poder público e sociedade na consolidação de políticas estruturadas para a área.
“Maceió tem dado passos concretos para se tornar um polo de referência tecnológica no Nordeste, e a atuação conjunta do Conselho tem papel central nesse processo. Caminhamos juntos e já estamos nos preparando para colher os frutos dessa parceria”, destacou.
O conselheiro Carlos Lima, representante da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), também elogiou o desempenho da gestão municipal:
“Tá muito bonito de ver como a gente vem conseguindo implementar algumas ações e impulsionar a inovação no município. Ainda há trabalho a fazer, mas a gente vem buscando fazer tudo de maneira estruturada para que a gente consiga aproveitar bem cada ator do ecossistema. A Prefeitura, através da Sedciti, está de parabéns pelo trabalho", afirmou.
Além de Sergio Cavalcante e Carlos Lima, estiveram presentes na reunião: Pedro Pinheiro, Laura Mesquita e Fábia Daniel, da Sedciti; Silvia Uchôa e Carolina Conde e Sá, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Alba França, da Unima; José Gonçalves, da Secretaria Municipal de Fazenda de Maceió(Sefaz); David Mesquita, da Câmara Municipal de Maceió; Jean Paul Neumann, da Assespro; Francisco Abud, da UMJ; Juliana Ferro, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea); e Rodrigo Rossiter, presidente da Maceió Digital.
Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação
Rua Barão de Jaraguá, nº 195 - 2º Andar
CEP: 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5850