Conselho administrativo faz primeira reunião para aprovar estatuto do Maceió Investe

Parcerias estratégicas, estímulo à economia solidária e acesso a recursos financeiros são focos do programa

Jéssica Viturino/Ascom Sedciti 30/05/2023 às 17:00
Conselho administrativo faz primeira reunião para aprovar estatuto do Maceió Investe
Equipe do Conselho do Maceió Investe. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

O Conselho Administrativo realizou a sua primeira reunião na tarde desta terça-feira (30) para aprovar o estatuto do serviço social autônomo, conhecido como Maceió Investe, e definir as diretrizes estratégicas. Composto por secretários municipais e membros da sociedade civil, o conselho é responsável por impulsionar o desenvolvimento econômico de Maceió, atraindo investimentos e criando oportunidades para a população.

A equipe do conselho é formada pelos seguintes membros: João Felipe, da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz); Antonio Carvalho, da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti); Júnior Leão, da Secretaria Municipal de Governo e de Subprefeituras (Segov); Eduardo Monteiro, da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur); Luiz Diego, do Gabinete do Prefeito (GP); e Henrique Vasconcellos, da sociedade civil, Bruno Arêas, da Secretaria de Fazenda.

O Maceió Investe é uma Agência de Promoção de Investimentos de Maceió, cujo principal objetivo é identificar e articular ações para o desenvolvimento de investimentos nos setores econômicos definidos como estratégicos pelo poder Executivo Municipal. Com essa iniciativa, busca-se impulsionar a economia local, criando oportunidades de negócios e estimulando investimentos em Maceió.

Além disso, o programa busca estabelecer parcerias com entes públicos e privados, nacionais, estrangeiros ou multilaterais, com o intuito de promover oportunidades de negócios e fomentar investimentos no Município.

O secretário de Tecnologia e Inovação, Antonio Carvalho, pontuou que um dos pontos cruciais do programa Maceió Investe é o estímulo à economia solidária. "Um ponto importante do programa é o estímulo à economia solidária. Por meio da criação de cooperativas, proporcionando oportunidades de trabalho e renda para a população em situação de rua. Dessa forma, o serviço social autônomo pretende contribuir para a inclusão social e a redução das desigualdades, promovendo a participação ativa da comunidade local,” enfatizou.

O acesso a mecanismos públicos e privados de investimentos, créditos e outros serviços financeiros também será uma prioridade do Maceió Investe. Através destas iniciativas, pretende-se facilitar o acesso a recursos financeiros para empreendedores locais, impulsionando o crescimento dos negócios e estimulando a geração de empregos e renda na região. Além disso, o projeto buscará promover a integração entre os municípios alagoanos, fomentando o desenvolvimento do turismo, cultura, gestão e economia.

O secretário municipal de Fazenda e presidente do Conselho, João Felipe Borges, ressaltou a atenção dada pela atual gestão ao potencial econômico da capital alagoana.  “Nos últimos anos, Maceió recebeu investimentos históricos e graças à visão de governo do prefeito JHC, hoje é possível pensar em um futuro no qual a capital compete lado a lado com outras cidades do País, com mais visibilidade, oportunidades de empregos, justiça social e serviços à população. Isso é fruto de uma gestão responsável e comprometida e o propósito deste conselho reflete isso", afirmou.

O secretário também destacou que este é um trabalho que também está alinhado com os objetivos já definidos pelo Plano de Desenvolvimento Econômico, projeto lançado pelo prefeito JHC em 2022, e que prevê ações estratégicas para estimular a economia pelos próximos 10 anos.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850