Ciclo de Inovação Aberta: soluções candidatas passam por adaptação técnica
Entre os dias 7 e 10, participantes do programa da Prefeitura de Maceió puderam organizar suas ideias com especialistas das secretarias envolvidas
A Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti) encerrou, na sexta-feira (10), a Oficina de Design de Problemas do 1º Ciclo de Inovação Aberta de Maceió. A ação, que começou no dia 7 e deu início à segunda etapa do programa, teve como objetivo adaptar as 29 propostas de soluções aprovadas na primeira fase à realidade das pastas envolvidas.
Cada desafio ganhou um dia para que técnicos da Sedciti e das secretarias envolvidas no Ciclo ajudassem de forma virtual os participantes na organização de suas ideias.
"Foi uma semana bastante produtiva, pois possibilitou gerar e ordenar ideias, facilitando a busca de soluções para os mais diferentes tipos de problemas e desafios. Isso porque a metodologia adotada pelo nosso parceiro Senai cria as condições necessárias para que os proponentes executem suas criações de forma eficiente na prática”, explicou Waldgelson Santiago, coordenador do Ciclo de Inovação Aberta.
Além disso, os responsáveis pelas 29 soluções concorrentes tiveram a oportunidade de realizar visitas técnicas às secretarias participantes do Ciclo, conhecendo mais de perto o dia a dia e os desafios de cada uma.
Ainda em novembro, ocorrerão as mentorias com especialistas do Senai Alagoas e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para desenvolvimento e planejamento dos projetos.
Ciclo de Inovação Aberta
Conduzido pela Sedciti, o Ciclo tem duração média de seis meses. O objetivo é fomentar a cultura de inovação na cidade e buscar o envolvimento de diversos cidadãos, que possam propor soluções práticas e viáveis e que tragam melhorias à cidade e consequentemente à vida dos maceioenses.
As melhores soluções serão contempladas com até R$ 50 mil. O valor da premiação é fruto de um convênio firmado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha. Há também ainda a possibilidade de um contrato com a Prefeitura de Maceió no valor de R$ 1,6 milhão com validade de um ano, para o projeto vencedor do Ciclo.
Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação
Rua Barão de Jaraguá, nº 95 - 2º Andar
CEP: 57022-140 // Telefone: (82) 3312-5850